Votuporanga recebe o primeiro AME do interior

Unidade foi inaugurada nesta sexta-feira, 7, com a presença do governador José Serra

sex, 07/12/2007 - 19h37 | Do Portal do Governo

O primeiro AME (Ambulatório Médico de Especialidades) do interior foi inaugurado nesta sexta-feira, 7, em Votuporanga, município do noroeste paulista, pelo governador José Serra. Neste ano, o governo do estado, através da Secretaria da Saúde, já entregou outras duas unidades semelhantes, ambas na capital.

“Além dessa unidade que inauguramos hoje em Votuporanga, vamos entregar outras cinco na região: São José do Rio Preto, Catanduva, Jales, Fernandópolis e Santa Fé do Sul”, disse José Serra no final da tarde desta sexta-feira, referindo-se ao plano de expansão dos AMEs.

O Secretário de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, adiantou que, dessas cinco unidades anunciadas pelo governador, a próxima a ser inaugurada será a de Santa Fé do Sul.

A proposta do AME é melhorar a assistência prestada aos usuários e desafogar o atendimento de hospitais e outras unidades de saúde da região. O AME de Votuporanga será um centro de referência para uma população de aproximadamente 300 mil pessoas, dividida em 32 municípios. O estado investiu R$ 2,2 milhões na implantação do ambulatório e outros R$ 7,6 milhões para custear a unidade durante o próximo ano.

A unidade

O ambulatório dispõe de modernos equipamentos que permitem ao paciente passar por consulta e exames. Se for necessário tratamento especializado, o encaminhamento será realizado na mesma data.

Uma das novidades é o sistema informatizado do AME. A partir de uma rede conectada às unidades básicas de saúde da região, o paciente poderá marcar consultas e exames em diversas áreas médicas sem a necessidade de comparecer ao local.

Ao todo, o ambulatório atenderá consultas em 31 especialidades e realizará 13 exames de média complexidade. Além disso, terá um laboratório de análises clínicas e patológicas. A capacidade de atendimento será de 15 mil consultas mensais e 5,5 mil exames.

O AME Votuporanga fica na rua Maria de Freitas Leite, 2.494, Vila Nova. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (17) 3421-3847.

Especialidades

Confira abaixo a relação de especialidades médicas e exames oferecidos pelo AME de Votuporanga.

Especialidades médicas (consultas):

– Alergologia;

– Acupuntura;

– Cardiologia;

– Cirurgia pediátrica;

– Cirurgia geral;

– Cirurgia plástica;

– Endocrinologia infantil;

– Cirurgia toráxica;

– Endocrinologia;

– Cirurgia vascular;

– Gastroenterologia;

– Ginecologia;

– Neonatologia;

– Mastologia;

– Neurologia;

– Ortopedia;

– Reumatologia;

– Pneumologia;

– Uruologia;

– Nefrologia;

– Dermatologia;

– Obstetrícia de alto risco;

– Proctologia;

– Fisiatria;

– Geriatria;

– Hematologia;

– Infectologia;

– Mastologia;

– Neurocirurgia;

– Neurologia infantil;

– Psiquiatria.

Exames:

– Análises clínicas;

– Análises patológicas;

– Audiometria/ impedanciometria;

– Eletrocardiograma;

– Ecocardiograma;

– Holter;

– Teste ergométrico;

– Radiologia simples;

– Ultra-som;

– Mamografia;

– Eletroencefalograma;

– Eletroneuromiografia;

– Colposcopia;

– Nasofibrolaringoscopia;

Manoel Schlindwein com Secretaria da Saúde

(I.P.)