Visite a Fazenda Santa Maria do Monjolinho, patrimônio histórico e turístico do Estado

O tombamento faz parte de um grupo de sedes rurais já tombadas no município de São Carlos, que incluem a Fazenda do Pinhal e a Fazenda Santa Eudóxia

dom, 03/07/2016 - 10h48 | Do Portal do Governo

A Fazenda Santa Maria do Monjolinho, localizada no município de São Carlos, foi tombada pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial no dia 22 de junho de 2016.

O tombamento faz parte de um grupo de sedes rurais já tombadas no município de São Carlos, que incluem a Fazenda do Pinhal e a Fazenda Santa Eudóxia.

Datada do século XIX, a fazenda situada às margens do Rio Monjolinho é um exemplar eclético de fazenda, com característica de morada urbana – correspondendo à nova estrutura socioeconômica dos tempos republicanos – de força de trabalho assalariada e de relação diferenciada com o núcleo urbano. O local também apresenta características inovadoras em termos de habitação rural no final do século XIX, que foram preservadas ao longo do tempo.

Visitação
A fazenda é aberta para visitas nos fins de semana e ainda conserva decorações originais. Os turistas podem visitar no entorno da sede a antiga senzala, a tulha, o aqueduto e o terreiro de café, além de aproveitar passeios a cavalo e almoços com comida caipira.

Para mais informações, acesse o site da Fazenda Santa Maria do Monjolinho.

Do Portal do Governo do Estado