Velocidade: IPEM-SP realiza verificação nos radares da capital

Órgão verifica diariamente os radares de velocidade em todo o Estado; aferição no equipamento leva de 20 minutos até uma hora

qui, 09/11/2017 - 8h36 | Do Portal do Governo

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM) vai verificar os radares instalados na Zona Leste e Zona Sul da capital paulista. Diariamente, o órgão verifica os radares de velocidade em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 544/2014, é obrigatória a aferição uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.

A aferição no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do IPEM-SP, equipe da empresa responsável pelo radar e agentes de trânsito. Para evitar acidentes, na ocasião fica impossibilitada a passagem na via pelos pedestres e veículos.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro. Em caso de excesso de velocidade, para aplicação de multas, o equipamento precisa estar verificado pelo IPEM-SP.

A verificação vai acontecer na Avenida Nordestina, próximo do número 6800; na sequência, na Rua Damásio Pinto, próximo do número 294; e na Rua Sabbado D’Angelo, número 1980, na zona leste da capital.

Já na Zona Sul, os radares serão verificados nas Avenidas Pedro Álvares Cabral, sentido centro-bairro, próximo do Viaduto General Marcondes Salgado; na sequência, na Avenida Ibirapuera, sentido bairro-centro, próximo da Avenida Moaci; e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, sentido Pinheiros-Itaim.