USP Ribeirão Preto incentiva meninas a se tornarem cientistas

Com inscrições gratuitas, projeto Ciência por Elas acontece de 10 a 14 de dezembro, das 9 às 12 horas, no Espaço de Eventos do IEA-RP

sex, 30/11/2018 - 14h13 | Do Portal do Governo

Para estimular o interesse das meninas pela ciência e acabar com a crença de que a profissão é apenas para homens, a USP, em Ribeirão Preto, vai realizar o evento Ciência por Elas. A iniciativa é voltada a alunas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de Ribeirão Preto, e tem como objetivo apresentar pesquisas desenvolvidas na Universidade, mostrar como é a carreira científica e também desenvolver atividades práticas.

A primeira edição será realizada entre os dias 10 e 14 de dezembro, das 9 às 12 horas, no Espaço de Eventos do IEA-RP, e as atividades serão conduzidas por professoras e pesquisadoras de diferentes campos do conhecimento, como educação, biologia, saúde, toxicologia, física, química e genética.

De acordo com pesquisa coordenada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), em 2017, o estereótipo científico pode influenciar a afinidade que as meninas terão ao longo da vida com as áreas de ciência e tecnologia, prejudicando a inserção delas neste tipo de carreira

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelos pais ou responsáveis no site do evento (https://sites.usp.br/iearp/ciencia-por-elas/). Mais informações pelo telefone (16) 3315-0368 ou pelo e-mail iearp@usp.br.