USP recebe conferência da Rede Internacional de Campi Sustentáveis

Evento, que chegou à 13 ª edição, reuniu especialistas nacionais e estrangeiros entre os dias 11 e 14 de junho em São Paulo

seg, 17/06/2019 - 11h13 | Do Portal do Governo

Pela primeira vez, a Universidade de São Paulo (USP) sediou as atividades da Conferência da Rede Internacional de Campi Sustentáveis. Com o tema “Parcerias para o Progresso”, a 13ª edição ocorreu entre os 11 e 14 de junho, promovida pela Rede Internacional de Campi Sustentáveis (ISCN, na sigla em inglês para Internacional Sustainable Campus Network).

Essa é a primeira vez que um país latino-americano sedia o evento. “trata-se de uma oportunidade para trocarmos experiências sobre a cultura da sustentabilidade nas universidades e avaliarmos como o conhecimento acerca do meio ambiente está sendo transferido para a sociedade”, ressalta o presidente do Conselho da ISCN, René Schwarzenbach.

“Sendo uma das maiores universidades do mundo, a USP não ignora o impacto ambiental gerado por suas atividades e tem implementado ações que promovam a sustentabilidade em seus campi”, explica o superintendente de Gestão Ambiental, Tércio Ambrizzi. “Uma das primeiras ações é o Programa USP Recicla, criado em 1994 para minimizar a produção de resíduos e promover a conservação do meio ambiente”, completa.

Liderança

Além de palestras, workshops e mesas-redondas, a programação da conferência incluiu visitas a projetos como o Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática da USP (Cedir), ao Instituto Butantan e à Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).

“As universidades têm a responsabilidade de preparar os futuros líderes mundiais. Nosso grande desafio é garantir que as futuras gerações sejam comprometidas com o meio ambiente, não apenas no discurso, mas como algo efetivo e presente no seu dia a dia”, afirma o reitor Vahan Agopyan.

“Para alcançar nossos objetivos em termos de sustentabilidade, precisamos atuar em parceria: o governo, o setor privado, o setor produtivo e as universidades. Essa conferência é uma oportunidade de mostrar o que está sendo realizado em diferentes partes do mundo”, salienta a diretora-presidente da Cetesb, Patrícia Iglecias Lemos, que esteve à frente da Superintendência de Gestão Ambiental da USP até 2018.

Vale destacar que a ISCN é uma rede composta de universidades de mais de 30 países, criada em 2007 com o objetivo de trocar experiências e discutir a sustentabilidade na pesquisa, no ensino e na gestão dos campi.