USP lança pedra fundamental da Faculdade de Direito de Ribeirão Preto

A mais nova Unidade da USP está sendo construída no extremo leste do campus de Ribeirão Preto

qua, 12/09/2007 - 21h00 | Do Portal do Governo

No dia 14, sexta-feira, a partir das 14h30, o campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto será o palco da cerimônia de lançamento da pedra fundamental do prédio da Faculdade de Direito. A mais nova Unidade da USP está sendo construída no extremo leste do campus de Ribeirão Preto, junto à divisa da Avenida Luigi Rosiello, e contará com uma infra-estrutura de mais de nove mil metros quadrados, composta por um conjunto de edifícios interligados por passarelas cobertas e compreendendo cinco blocos.

O primeiro bloco terá 880 metros quadrados, divididos em dois pavimentos, e será dedicado ao Centro de Estudos. O segundo bloco, com 700 metros quadrados e dois pavimentos, irá dispor de quatro salas de aula para até 70 alunos cada e seis salas de seminário. O bloco três abrigará oito salas de aula em dois andares e mais um pavimento térreo com lanchonete, grêmio e salas de computadores para uso dos alunos, totalizando 920 metros quadrados. No quarto bloco serão instaladas as áreas administrativas da Faculdade, em três pavimentos, com área total de 1.560 metros quadrados, e um auditório, com capacidade para 500 pessoas, será construído no quinto bloco. O custo da obra está estimado em R$ 12 milhões.

Segundo o diretor pró-tempore da Faculdade, Antonio Junqueira de Azevedo, o prédio essencial para o início das aulas deverá estar pronto em fevereiro de 2008. “Dois grandes painéis feitos pelo artista plástico Cláudio Tozzi serão instalados nas entradas. Esses painéis deixarão o prédio muito bonito do ponto de vista arquitetônico”, revela o professor.

A criação da Faculdade de Direito no campus de Ribeirão Preto foi aprovada, em sessão do Conselho Universitário, em 27 de março deste ano. O curso terá duração de cinco anos, sendo dois semestres de ciclo básico, seis de ciclo institucional e dois com disciplinas obrigatórias e optativas, por área de especialização. Além disso, contemplará o estudo de idiomas pertinentes ao sistema romano-germânico do direito (latim, alemão e italiano) e questões relativas aos negócios agrários e à propriedade intelectual, biotecnologia e responsabilidade civil nas atividades ligadas à saúde.

Outra característica importante é o caráter multidisciplinar do curso, já que algumas disciplinas serão ministradas em conjunto com outras Unidades de Ensino e Pesquisa do campus de Ribeirão Preto. “A Faculdade de Direito representará importante contribuição à sociedade, por meio do oferecimento de ensino de qualidade, do desenvolvimento de pesquisa jurídica de alto nível, da prestação de serviços de extensão à comunidade, além da interação cultural”, destaca a reitora da USP, Suely Vilela.

Ao longo dos cinco anos de implantação do curso, está prevista a contratação de 40 novos professores, 70% deles em período integral. Segundo Junqueira, os processos de contratação para as nove primeiras vagas estão adiantados. “Estamos preparando o edital para contratação desses professores para ser publicado já em setembro e as provas deverão ocorrer em setembro e outubro”, afirma.

Sobre a seleção dos funcionários técnico-administrativos, o diretor explica que esse processo também está em andamento e que servidores da Prefeitura do Campus de Ribeirão Preto auxiliarão na implantação da nova Unidade. “Os livros para a biblioteca da Faculdade de Direito já foram escolhidos e a catalogação e organização das obras depende agora da contratação de uma bibliotecária, enfim, tudo está caminhando dentro do previsto,” conclui o professor.

Mais informações sobre a Faculdade e sobre os editais de contratação de professores estarão disponíveis, a partir de sexta-feira, dia 14, no site www.usp.br/fdrp

Da Assessoria de Imprensa da USP

(R.A.)