USP é universidade brasileira mais bem colocada em ranking estrangeiro

Levantamento foi divulgado nesta terça-feira (15) pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education

qua, 16/01/2019 - 17h11 | Do Portal do Governo

A Universidade de São Paulo (USP) permanece como a instituição de Ensino Superior brasileira mais bem posicionada no levantamento denominado “Emerging Economies Rankings 2019”, divulgado nesta terça-feira (15) pela consultoria britânica de educação Times Higher Education (THE).

Vale destacar que o ranking classifica as 442 melhores universidades de 43 países considerados emergentes. As universidades chinesas dominaram o levantamento, com sete instituições entre as dez melhores. As primeiras posições ficaram com a Universidade de Tsinghua (1ª), Universidade de Beijing (2ª) e Universidade de Zhejiang (3ª).

Ao todo, 36 instituições de ensino brasileiras entraram na classificação. As mais bem colocadas foram a USP, em 15º lugar, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 40º, a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), em 73º, e a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 97º.

A classificação usa os mesmos 13 indicadores de desempenho da classificação mundial do THE, adaptados para refletir as características e prioridades de desenvolvimento das universidades das nações do bloco. Os indicadores são agrupados em cinco categorias: ambiente de ensino, inovação, internacionalização, pesquisa (volume, investimento e reputação) e citações (influência da pesquisa).

Liderança

O levantamento confirma a posição de liderança da USP na América Latina. Além das universidades brasileiras, foram avaliadas instituições da Argentina, do México, Chile, Colômbia e Peru.

As instituições mais bem classificadas foram a Universidade Diego Portales (Chile), na 80ª posição, o Instituto Tecnológico y de Estudios Superiores de Monterrey (México), na 90ª colocação, e a Pontificia Universidad Javeriana (Colômbia), na 95ª.

No ranking principal do THE, o World University Ranking 2019, divulgado em 26 de setembro, a USP é a universidade latino-americana mais bem avaliada. Posicionada no grupo 251-300, a USP se igualou a instituições como a Universidade do Estado da Carolina do Norte (EUA), a Universidade de Surrey (Reino Unido) e a Universidade de Osaka (Japão). Em duas das cinco categorias, Ensino e Pesquisa, a USP se destacou e apareceu entre as 100 melhores instituições.