USP e Caixa inauguram espaço para desenvolver novas ideias

Proposta do convênio é aliar interesses e competências de ambas as instituições, com soluções tecnológicas inovadoras

ter, 12/03/2019 - 20h32 | Do Portal do Governo

De um lado, um banco estatal cheio de desafios na área tecnológica. De outro, uma universidade pública que detém expertise para solucionar essas demandas. Com o propósito de aliar interesses e competências das duas instituições é que nasceu a parceria entre a Caixa Econômica Federal e a Agência USP de Inovação (Auspin), celebrada em julho de 2018, por meio do Programa Parceiros Tecnológicos da Auspin.

As atividades relacionadas ao convênio ganharam, em janeiro, um espaço próprio, o #CAIXAlab. “Funciona como um hub, um espaço de desenvolvimento de novas ideias, seja para que a gente faça reuniões entre os participantes do convênio, seja para discutir ideias novas ou para executar os projetos”, afirma Tatiana Ferraz, gerente de inovação da Caixa.

O banco confirmou um investimento de R$ 2 milhões nos projetos em 2019. A equipe de inovação da Caixa contrata projetos de professores, alunos e startups da Universidade de São Paulo (USP) que apresentem formas de desenvolver novos produtos e serviços, e que tenham impacto público e social, adequados à demanda.

Etapas

O processo para participar depende da demanda do banco. O gerente do #CAIXALab, Ricardo de Alencar, define a linha de projetos a serem realizados. O segundo passo é da Auspin, que divulga as oportunidades para a comunidade USP. “O espaço estará aberto a todos da universidade que queiram conversar sobre a parceria ou trazer ideias”, afirmou Liliam Carrete, assessora de coordenação da Auspin.

Das 37 demandas apresentadas a princípio pela Caixa à USP, 24 “deram match”, ou seja, tiveram propostas de solução que corresponderam à expectativa da instituição financeira. Dessas, 14 foram selecionadas para serem executadas já no primeiro semestre deste ano.

Uma das demandas da Caixa, por exemplo, é eliminar o bolor em paredes de concreto dos imóveis do programa “Minha Casa, Minha Vida”. Além de provocar problemas de saúde para o morador, o mofo desvaloriza o imóvel.

Ajuda mútua

Como explica o coordenador da Auspin, Antonio Carlos Marques, “a celebração desse convênio com a Caixa Econômica Federal, nosso primeiro parceiro estratégico, é um passo na direção de uma maior integração entre a USP e os diversos setores da sociedade, transferindo o conhecimento produzido pelos milhares de grupos de pesquisa que atuam aqui, em todas as áreas do conhecimento”.

“Na nossa concepção, essa parceria possibilitará um aperfeiçoamento da nossa pesquisa e aumentará a importância da contribuição da USP para o bem-estar não só do Estado de São Paulo, mas do Brasil como um todo”, acrescenta.

“Essa parceria entre USP e Caixa Econômica Federal é vantajosa para as duas partes, mas quem realmente ganha é a sociedade – em particular, a paulista. O convênio vai permitir que o conhecimento desenvolvido aqui na Universidade seja disseminado de maneira mais eficiente, em benefício da sociedade que nos mantém”, afirmou o reitor da USP, Vahan Agopyan.

O espaço #CAIXAlab fica na Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 – Prédio 5 – 4° andar, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP, em São Paulo.