USP avalia 3 mil grávidas para comprovar a ligação entre Zika vírus e microcefalia

O investimento inicial é de meio bilhão de reais; resultados estão previstos para o fim de 2017

sex, 05/02/2016 - 15h49 | Do Portal do Governo

Uma pesquisa inédita da USP (Universidade de São Paulo) de Ribeirão Preto vai averiguar a relação causal entre o Zika vírus e a microcefalia. O estudo será realizado com cerca de 3 mil grávidas sintomáticas e assintomáticas atendidas pela rede pública de fevereiro até junho deste ano.

“Até agora o que se tem feito é pesquisar somente aquelas que apresentam sintomas de infecção pelo Zika Vírus e aquelas que geraram bebês com microcefalia”, diz o coordenador da pesquisa, professor Benedito Antônio Lopes da Fonseca, do Laboratório de Virologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.  “É importante lembrar que não é apenas o Zika vírus que pode causar microcefalia, existem outras doenças que também podem, por isso iremos fazer vários testes”, esclarece Fonseca.

Com a análise, o professor Fonseca espera responder a várias questões, além de comprovar ou não a relação entre Zika vírus e microcefalia. “Se comprovada a relação vamos saber, por exemplo, o período de maior risco para a grávida, se a infecção assintomática também pode causar microcefalia e em qual mês a microcefalia é causada. O feto pode nascer com alguma outra má-formação que não está sendo percebida no Brasil e essa pesquisa também revelará”, afirma o professor.

Os resultados da pesquisa estão previstos para e 2017 a um custo aproximado de meio milhão de reais, que serão financiados pela Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e os pesquisadores buscam recursos também junto ao Ministério da Saúde e agências de fomento para captação e bolsas.

Como participar
A participação das grávidas no projeto é voluntária e é preciso procurar o posto de saúde mais próximo até o dia 30 de junho de 2015. Toda gestante que iniciar pré-natal no Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade poderá participar.   As que aceitarem, terão coletadas amostras de sangue mensalmente e na hora do parto.

As grávidas com sintomas do Zika vírus serão encaminhadas para o Ambulatório de Moléstias Infecciosas do Hospital das Clínicas da FMRP. Nesses casos o resultado do exame de sangue sairá em até 72 horas. Aquelas que tiverem diagnóstico confirmado pela ultrassonografia de feto com microcefalia será encaminhada para o Ambulatório de Medicina Fetal do Hospital das Clínicas.

Estima-se que cerca de 500 grávidas sejam captadas por mês para participar.

Mais Informações: (16) 3315-3376

Do Portal do Governo do Estado