Univesp e Unesp firmam acordo para produção de conteúdos qualificados

Convênio entre universidades busca incentivar cooperação acadêmica, mobilidade virtual e construção de cursos a distância

qui, 12/04/2018 - 15h17 | Do Portal do Governo

A presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Maria Alice Carraturi, e o reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Sandro Roberto Valentini, assinaram um convênio que prevê contribuir para a produção de conteúdos qualificados a serem usados nos cursos de graduação a distância da Univesp, além do compartilhamento de disciplinas entre a Univesp e a Unesp.

A iniciativa, firmada nesta quarta-feira (11), promove a mobilidade virtual dos estudantes da Unesp. O acordo busca incentivar a cooperação acadêmica, mobilidade virtual e construção de cursos a distância. O convênio terá vigência de cinco anos.

De acordo com Maria Alice Carraturi, a parceria garante a excelência no corpo acadêmico e no aprendizado dos alunos. “A missão de expandir o Ensino Superior a distância no Estado é facilitada quando temos parceiros de qualidade como a Unesp”, ressalta. “Nossa parceria com USP, Unesp e Unicamp é voltada para conseguir realizar os melhores cursos, com os melhores profissionais em ações de mobilidade na área de ensino e de pesquisa focados na educação a distância”, acrescenta a presidente da Univesp.

Para Sandro Roberto Valentini, o atual modelo de organização e de ação da Univesp traz contribuições para o avanço da mobilidade virtual no Ensino Superior paulista, graças à realização de convênios entre as quatro universidades públicas paulistas (USP, Unicamp, Unesp e Univesp). “Um exemplo em nossa instituição é um curso de Direito voltado para Engenheiros, que pode ser dado a distância por um especialista de nossa universidade em Franca para outros municípios que tenham cursos na área de Exatas”, explica o reitor da Unesp.

Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Os cursos são realizados em ambiente virtual de aprendizagem, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.

Unesp

A Universidade Estadual Paulista é uma universidade pública, gratuita, que está entre as maiores e melhores do Brasil. Está presente em 24 cidades do Estado com 34 faculdades e institutos.

Nos espaços, a Unesp desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento. Oferece cursos pré-vestibulares gratuitos em suas unidades, bem como diversos programas de extensão de serviços à comunidade.