Unicamp recebe exposição fotográfica que retrata refugiados

Em cartaz até 19 de abril na Biblioteca Central César Lattes, mostra apresenta 26 painéis com imagens em preto e branco

seg, 19/03/2018 - 16h14 | Do Portal do Governo

A Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em parceria com a Cátedra Sérgio Vieira de Mello, promove a exposição fotográfica “Refugiados da Casa de Passagem Terra Nova”; A monstra esteve em cartaz recentemente no Memorial da América Latina.

O evento tem abertura nesta segunda-feira (19), com presença do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel. A exposição, que fica em cartaz até 19 de abril na Biblioteca Central César Lattes, apresenta 26 painéis em preto e branco com imagens de refugiados do Congo, Angola, Camarões, Gana, Nigéria e Guiné-Bissau.

As capturas são de autoria dos fotógrafos Eduardo Tarran e Mário Castello. Os retratados foram amparados pela Casa de Passagem Terra Nova, primeiro centro de acolhimento social do estado de São Paulo para solicitantes de refúgio e vítimas de tráfico de pessoas. O local, aberto desde 2014, já atendeu mais de 400 pessoas e recebe principalmente famílias com filhos menores de idade e mulheres grávidas.

“Atravessamos um momento dramático no que diz respeito aos deslocamentos forçados e às solicitações de refúgio. A exposição possibilita uma ‘troca de olhares’ com essa população em estado de vulnerabilidade, conferindo a eles uma fisionomia e singularidades, extrapolando dados quantitativos e singularizando, na simbologia de um olhar, sonhos de uma vida melhor”, explica a coordenadora da Cocen, Ana Carolina de Moura Delfim Maciel.

Segundo a coordenadora da Cátedra Sérgio Vieira de Mello e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População “Elza Berquó” (Nepo), Rosana Baeninger, destaca a importância de iniciativas como essa exposição. “A ação traz para o convívio universitário a esperança de vidas refugiadas em nosso país”, avalia.