Unicamp recebe 11º Congresso Paulista de Educação Médica

Programação do evento engloba atividades como conferências, oficinas, simulações e apresentações de trabalhos científicos

qui, 19/04/2018 - 11h34 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) sedia o 11º Congresso Paulista de Educação Médica (CPEM), realizado entre 19 e 21 de abril. O tema desta edição é “Ética e profissionalismo”. Mais de 700 congressistas são esperados para assistir e participar de 45 atividades entre conferências, mesas-redondas, oficinas, simulações e apresentações de 130 trabalhos científicos e relatos de casos.

“Pretendemos fazer um congresso acessível e motivante para todos que trabalham e pensam o ensino médico atual e futuro”, afirma o diretor da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e presidente do 11º CPEM, Ivan Felizardo Contrera Toro.

A conferência de abertura será proferida por Yvonne Steinert, professora e pesquisadora da MacGill University, do Canadá, nesta quinta-feira (19), às 17h, no auditório da FCM. O tema da conferência será “A identidade profissional e o profissionalismo de docentes e discentes”.

Programação

A conferência de encerramento será proferida por Roberto Romano, professor e filósofo da Unicamp, no próximo sábado (21), às 11 horas, também no auditório da FCM. O tema será “Considerações sobre o princípio ético da responsabilidade”. A programação completa está disponível no site do Congresso Paulista de Educação Médica.

De acordo com o diretor-presidente da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) e professor da FCM, Luis Sigisfredo Brenelli, a sociedade tem mudado e os anseios sobre saúde, hoje, são diferentes. Por isso, na opinião do docente, é importante que as escolas médicas reconheçam essas necessidades e adequem a metodologia de ensino para formar um médico competente e comprometido com o cidadão.

“O evento traz a possibilidade de discutir e trocar experiências com a elite da Educação Médica nacional e internacional. São momentos dessa magnitude que podem promover a evolução da formação profissional, manter a boa atenção à saúde e defender o Sistema Único de Saúde”, ressalta Luis Sigisfredo Brenelli.

Entre os temas das oficinas e mesas-redondas que serão apresentados, os destaques são: Bioética clínica, O estudante de hoje, o médico das próximas décadas, Qualidade de vida dos estudantes de medicina, Processo de acesso à residência médica, O médico e o mercado de trabalho, Comunicação: a arte da interação, Ética no Esporte, Como dar más notícias, Assédio moral na residência médica, Mídias sociais e os estudante e Deliberação como método de discussão de dilemas bioéticos.

Ensino

Haverá também cursos de simulação realista no atendimento de urgências para alunos a partir do internato médico e palestra sobre o uso de tecnologia 3D no ensino médico para os congressistas. A iniciativa ainda terá a participação do coral da Unicamp Zíper na Boca, do grupo Bamboleio de dança e da bateria da Medicina da Unicamp – Batucogu.

O 11º Congresso Paulista de Educação Médica é organizado pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). O evento conta com o patrocínio da Csanmek Tecnologia e tem o apoio da Angeltur Turismo, Sanasa e Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas.