Unesp voltará a sediar o Encontro Ibero-Americano de Educação

Evento internacional será realizado em novembro deste ano, no campus de Araraquara, na Universidade Estadual Paulista

sex, 14/06/2019 - 14h34 | Do Portal do Governo

A Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista (Unesp), no campus de Araraquara, receberá a 24ª edição do Encontro Ibero-Americano de Educação (EIDE), após três anos fora do Brasil. Vale destacar que o evento acontecerá entre 20 e 23 de novembro de 2019.

As inscrições estão abertas, com preço reduzido, até o dia 2 de julho. Depois da Unesp, o Encontro foi realizado no México, em 2016, na Espanha, em 2017, e no Peru, no ano passado.

O EIDE nasceu como fruto da relação acadêmica entre a Unesp e a Universidad de Alcalá de Henares (UAH), na Espanha. Segundo o coordenador-geral do evento, José Luís Bizelli, em 2006, as duas instituições firmaram acordo de cooperação acadêmica, científica e técnica.

“Entre os objetivos dessa parceria estava a divulgação do conhecimento na área de Educação, o estabelecimento de laços de intercâmbio entre países ibero-americanos, a geração de projetos comuns de pesquisa e a ampliação dos vínculos internacionais da pós-graduação em Educação”, explica o professor de Araraquara.

Eixos

A troca acadêmica foi consolidada no I EIDE, que ocorreu no campus da UAH em Guadalajara, na Espanha, espaço que se mantém ano após ano, passando por países como Brasil, Chile, Colômbia, Espanha e México.

Os trabalhos no EIDE são inscritos por eixo temático. Os eixos tradicionais do evento são: 1) Políticas Públicas e Gestão da Educação; 2) Tecnologias de Informação e Comunicação em Educação; 3) Formação do Educador, Trabalho Docente e Práticas Pedagógicas; 4) Educação Sexual, Sexualidade e Gênero; 5) Educação Especial; e 6) Educação Superior.

Uma das novidades para este ano será o sétimo eixo, que tratará da internacionalização e será coordenado pelos professores Eládio Sebastian Heredero (UFMT) e Mário Martin-Bris (UAH).

De acordo com Paulo Rennes Marçal Ribeiro, coordenador do comitê científico do XIV EIDE, os resultados acadêmicos do último evento no Brasil, ocorrido em 2015, incluem quatro livros, um número especial da Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação e dois Cadernos Especiais na imprensa universitária especializada. “Há ainda uma série televisiva sobre a Educação em Ibero-América dividida em dez episódios e que foi produzida pela TV Unesp”, salienta o docente.