Unesp e Unicamp buscam implantar centro de serviços compartilhados

Representantes das duas instituições de ensino vinculadas ao Governo de SP fizeram reunião para promover avanços no setor

qua, 10/04/2019 - 15h56 | Do Portal do Governo

Representantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) trocaram experiências sobre propostas de implantação de um Centro de Serviços Compartilhados nas instituições de ensino.

O encontro envolveu as equipes da Pró-Reitora de Planejamento Estratégico e Gestão (Propeg) da Unesp e do Grupo de Trabalho de Unificação das Aquisições da Área da Saúde da Unicamp.

Conhecimento

A equipe da Unicamp busca unificar os setores de aquisições da área de saúde da instituição. “A reunião é de grande importância. Com essa troca de conhecimento, saímos daqui motivados de ver o trabalho que já foi feito, em termos de projeto, para pensar o em coisas que não havíamos nos debruçado”, afirmou Sueli Pereira Rangel, assessora da Diretoria Executiva Área da Saúde da Unicamp.

“Nós tivemos a presença da Unicamp, conhecendo o nosso projeto. Mas, antes disso, já estivemos com a Universidade de São Paulo, que tem uma iniciativa parecida e fez a implantação na área de recursos humanos”, explicou Paulo Brito, assessor da Propeg da Unesp.

“Começar esse trabalho na Unicamp e conhecer uma estrutura parceira, tão grande, tão importante no cenário da educação no Brasil e que já teve essa experiência com êxitos, é extremamente importante para nós”, comentou Gisela Mayumi Takeiti, assistente técnica de Direção do Hospital da Mulher da Unicamp.

“O modelo de centro de serviços compartilhados, é um modelo moderno de gestão. Outras universidades aplicaram esse modelo. No caso específico da Universidade do Porto e da nossa coirmã, a USP”, disse o professor Leonardo Theodoro Büll, Pró-Reitor da Propeg Unesp.

“A Unesp tem intenção de implantar esse modelo de gestão e a Unicamp em tratativas com a Unesp e também seguindo o modelo que a USP vem fazendo se interessou, sobretudo, em razão da nossa incapacidade de reposição de servidores técnicos administrativos que se aposentam ou se exoneram e também buscando uma modernização no processo de gestão e também uma modernização na nossa estrutura administrativa”, acrescentou.