Últimos dias para ver a exposição Casas do Brasil 2007

A mostra se encera neste domingo, 25, no Museu da Casa Brasileira, na Capital

sáb, 24/11/2007 - 9h55 | Do Portal do Governo

Em continuidade ao projeto de documentação e reflexão sobre o morar brasileiro, implantado no ano anterior, a exposição Casas do Brasil 2007 reforça a vocação do MCB como centro de referência para questões relativas ao habitat brasileiro.

Nesta edição, a mostra apresenta aspectos que transitam entre a fantasia da casa própria idealizada, a construção do interior de uma casa de classe média e a realidade abrupta daqueles que constroem moradias improvisadas em locais irregulares.

Com olhar criativo, o artista Bruno Faria usa recortes de campanhas publicitárias impressas distribuídas pela cidade e constrói uma cidade improvável, permeada de promessas de felicidade e desejo de ascensão social.

Por outro lado, os fotodocumentaristas da Cia de Foto – Rafael Jacinto, Pio Figueiroa e João Kehl – foram desafiados pelo curador a representar de novas formas, buscando fugir dos clichês e da banalização, a realidade hostil vivida por grande parcela da população, que constrói suas casas a partir dos escombros da sociedade de consumo. O resultado está na instalação, que, criada em conjunto com o radialista Julio de Paula, responsável pela sonorização, contém imagens da favela situada na alça da ponte Julio Mesquita, na marginal Tietê.

Já a classe média surge no trabalho do artista Marcelo Zocchio, representada por obras construídas a partir de fotografias que ganham volume ao serem trabalhadas num diálogo com a marcenaria.

Curadoria: Eder Chiodetto

Museografia: Marta Bogéa e Giancarlo Latorraca

Visitação: 17 de outubro a 25 de novembro

Do Museu da Casa Brasileira

(I.P.)