Últimos dias para conferir encenação no trem da Linha 12-Safira

Saiba como participar da apresentação do Coletivo Estopô Balaio, realizada em uma composição da CPTM no fim de semana

sex, 07/06/2019 - 19h36 | Do Portal do Governo

Quem ainda não assistiu ao espetáculo “A Cidade dos Rios Invisíveis”, encenado na Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), terá a oportunidade de conferir as últimas apresentações neste fim de semana. Vale lembrar que o Coletivo Estopô Balaio continuará com as encenações até o próximo domingo (9).

O espetáculo, realizado dentro de um trem, conta a história de alguns bairros que margeiam a Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana). Os espectadores embarcam na Estação Brás da CPTM e recebem um fone de ouvido para escutar as narrativas poéticas sobre os bairros que ficam nos arredores das estações da Linha 12-Safira.

O ponto de partida da história são as enchentes que atingem a zona leste de São Paulo. A viagem dura cerca de 40 minutos e, ao chegar à estação Jardim Romano, o público desembarca e a peça continua pelas ruas do bairro, onde os moradores passam a fazer parte da narrativa e interagem com os espectadores através da arte, da poesia e da percussão.

A peça é inspirada no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Italo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades que integravam o reino do imperador Kublai Khan e que foram visitadas pelo seu mensageiro, Marco Polo.

Inscrição

Para participar da apresentação é necessário se inscrever pelo site do Coletivo Estopô Balaio. O número de participantes é limitado a 40 pessoas por sessão.

O ponto de encontro é no Espaço Cultural da estação Brás. O trem parte às 14h e os espectadores devem chegar com 30 minutos de antecedência. Os aparelhos de áudio são cedidos mediante entrega de RG.

O Coletivo Estopô Balaio tem residência artística no Jardim Romano e conta com a participação de artistas migrantes, que ajudam a resgatar as experiências e memórias dessa comunidade da zona leste.