TV Cultura exibe série de documentários latino-americanos

Programa será exibido sempre às sextas-feiras, às 22h40

dom, 09/09/2007 - 10h12 | Do Portal do Governo

Estimular o intercâmbio cultural e econômico entre os povos ibero-americanos, implantar políticas públicas integradas de fomento à produção e teledifusão de documentários nos países dessa região, e difundir a produção cultural dos povos ibero-americanos no mercado mundial é o objetivo do DOCTV Ibero-América. Esse programa reúne amplo conjunto de vídeos documentários sobre diferentes assuntos relativos aos países latino-americanos exibido pela TV- Cultura, sempre às sextas-feiras,  às 22h40.

Inal Mama abriu a série na sexta-feira, 7. Retrata a história da folha de coca em diferentes espaços sociais, como a prisão de São Pedro e a comunidade guarani de Tentayapi. Esses dois eixos mostram diferentes aspectos da folha de coca: droga, medicina, exploração, religião, injustiça e instrumento de poder.

No dia 14, o mundo do futebol e a criação de craques famosos será o tema do Argentina e sua Fábrica de Futebol. O documentário aborda o mundo das crianças que iniciam a dura caminhada rumo a um time profissional de futebol e revela os bastidores onde pontificam os olheiros que transformam a Argentina numa grande exportadora de estrelas do futebol para o mercado mundial, tal como o Brasil.

O documentário brasileiro Jesus no Mundo Maravilha, será apresentado no dia 21 e mostra a vida de três ex-policiais: Jesus, Lúcio e Pereira que foram expulsos da corporação e passam a trabalhar num parque de diversões. O documentário revela, por meio dos sonhos desses três ex-policiais, os valores da cultura da corporação policial no Brasil.

Dia 28, será a vez de o México aparecer sob a óptica sensível do fotógrafo Hector García, num documentário que tem exatamente este nome: Hector García, o fotógrafo.

Em outubro e novembro serão apresentados semanalmente documentários sobre estes outros países latino-americanos, nesta ordem: Cuba – Outra briga cubana contra os demônios … e o mar; Porto Rico – Ilha Sucata; Colômbia – Tule Kuna: cantamos para não morrer; Costa Rica – Querido Camilo; Peru – Homens do Marañon; Panamá – Família; Chile – A vingança de Ramón Ramón; Venezuela – O louco; e Uruguai – Dois Hitlers.

Da Agência Imprensa Oficial

(I.P.)