TV Cultura exibe documentário inédito sobre Baden Powell

Toquinho, Paulo César Pinheiro e Marcel Powell cantam sucessos do violonista fluminense

sex, 04/01/2008 - 9h23 | Do Portal do Governo

 “O violão de Baden traduz o Brasil”, avalia o poeta e compositor Hermínio Bello de Carvalho, em depoimento contido no programa “Mosaicos – A Arte de Baden Powell”, que a TV Cultura exibe nesta sexta-feira, 4, às 21h.

 Além de imagens históricas da carreira do artista, a atração apresenta depoimentos e números musicais inéditos de Toquinho e Paulo César Pinheiro, e de uma nova geração de intérpretes – os violonistas Marcel Powell (filho do homenageado) e Marcus Tardelli; e as cantoras Marianna Leporace e Ana Paula Lopes.

No repertório, os grandes sucessos de Baden Powell, desde sua primeira composição gravada – “Samba triste”, feita em parceria com Billy Blanco – até músicas que ficaram consagradas na voz de intérpretes como Elis Regina e Elizeth Cardoso, incluindo um choro inédito, “Um abraço no trio elétrico” (dedicado ao instrumentista Armandinho), interpretado pelo filho do compositor, Marcel Powell, que descobriu a música nos arquivos do pai.

O documentário traz a carioca Marianna Leporace cantando “Refém da Solidão” e “Apelo”, em duo com Marcel Powell; a cantora Ana Paula Lopes interpretando os sambas “Lapinha” e “Consolação”; e Marcus Tardelli,  um dos mais elogiadas violonistas da atualidade, que faz um número solo baseado na composição “Samba novo”.

Durante o programa, dirigido por Nico Prado, Baden aparece em diversas épocas da carreira, registradas no MPB Especial (1973), Festival de Verão do Guarujá (1980), Jazz Brasil (1991) e Ensaio (1990). O telespectador também vai conferir vídeos com Elis Regina, Elizeth Cardoso, Vinicius de Moraes, Tom Jobim e Miúcha interpretando músicas de Baden.

 Baden Powell é um dos compositores mais solicitados na programação interativa da rádio Cultura, através da escolha do internauta no RadarCultura (www.radarcultura.com.br ). O RadarCultura é o projeto de programação participativa da Fundação Padre Anchieta. Nesta fase experimental a rádio Cultura AM dedica uma parte de sua programação à seleção musical determinada pela votação dos usuários do novo site RadarCultura. Essa programação participativa vai ao ar ao vivo diariamente das 20 às 22 horas e pode ser ouvida através da transmissão da emissora ou em qualquer lugar do mundo pela Internet.

Da Fundação Padre Anchieta

(I.P.)