Turismo apresenta seus projetos para a Operação Verão 2012

São eles: Festival de Verão – Roda SP, Turismo do Saber – Interior na Praia e Passos dos Jesuítas – Anchieta

qui, 29/12/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado lançou nessa quinta, 29, em Santos a Operação Verão 2012. Ações e projetos relacionados a diversas áreas foram apresentados e, entre eles, a Secretaria de Turismo divulgou os seus três principais relacionados ao litoral: Festival de Verão – Roda SP, Turismo do Saber – Interior na Praia e Passos dos Jesuítas – Anchieta.

O Roda SP é um projeto itinerante, que desde julho percorre diversas regiões do estado acompanhando os grandes fluxos de turistas em festas, eventos e férias escolares. Para essa temporada, até 5 de fevereiro, os ônibus circulam  nas oito cidades litorâneas entre Peruíbe e Bertioga, com sete rotas diferentes e pontos de parada nos principais pontos turísticos. Com um ingresso de R$ 10, o turista pode subir e descer do ônibus quantas vezes quiser por dois dias consecutivos.

Passos dos Jesuítas – Anchieta é uma rota de caminhada e contemplação que envolve diretamente 13 cidades e 360 km do litoral paulista, inspirado nos caminhos percorridos pelos catequistas na época da colonização do Brasil. O destaque vai para o padre, professor, historiador e poeta José de Anchieta.

Para participar, basta se inscrever no site www.caminhasaopaulo.com.br e retirar uma identificação eletrônica. Essa identificação será trocada por um Cartão Inteligente, que, ao ser passado por um dos 15 pórticos espalhados pelo caminho, registra os locais por onde o viajante passou em seu espaço no próprio portal do programa.

Quando o caminhante passa por 12 pórticos eletrônicos em menos de um ano, o portal emite automaticamente a “Jesuit Magna”, o certificado de que sua jornada foi completa. Ele também passa a concorrer a viagens para Santiago de Compostella, onde há o famoso caminho peregrino que inspirou a elaboração do projeto.

Turismo do Saber – Interior na Praia – Depois de levar 640 crianças de escolas públicas do litoral para conhecer o Vale do Paraíba, em Julho, o Governo do Estado agora vai levar 1280 estudantes (o dobro) do interior para conhecerem a praia. Serão 32 municípios visitantes e 15 anfitriões. O programa é realizado em parceria a Fundação Prefeito Faria Lima, a Secretaria de Educação e as prefeituras municipais, com o objetivo de proporcionar que crianças de famílias com baixa renda possam conhecer lugares completamente novos do que estão acostumadas, unindo diversão, lazer, e conhecimento.

Da Secretaria de Turismo