Trilha Caminhos do Mar é reaberta ao público

Trajeto de 9,2 km de extensão percorre a Estrada Velha de Santos em meio a Mata Atlântica

dom, 15/12/2013 - 16h54 | Do Portal do Governo

Às vésperas do verão e já em ritmo de férias, os turistas fãs de ecologia e aventura receberam de volta neste domingo, 15, a trilha Ecoturismo Caminhos do Mar. O governador Geraldo Alckmin fez o trajeto de 9,2 km do trajeto, localizado no Parque Estadual da Serra do Mar e que percorre a Estrada Velha de Santos em meio a Mata Atlântica.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Além de uma opção de ecoturismo, a trilha é também um programa histórico-cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, algumas datadas do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

photonews

A reabertura do Ecoturismo Caminhos do Mar foi determinada pelo governador Alckmin por meio do decreto 59.425, assinado em agosto de 2013, que constituiu um grupo de trabalho específico para apresentar propostas para a reabertura e gestão da área.

“Praticamente em 120 dias a Secretaria de Energia e a Fundação Energia [e Saneamento] tomaram todas as providências, recuperaram a pista, as áreas que tinham tido deslizamento, queda de barreiras e hoje está sendo reaberto em caráter definitivo”, destacou o governador.

Alckmin informou que o trajeto abre de terça-feira a domingo, das 9h às 16h, e há mudanças no agendamento para facilitar para as pessoas poderem agendar no dia e também com antecedência, pela internet. “Esse Caminho do Mar tem um significado ambiental porque é o maior conjunto de Mata Atlântica do Brasil e depois um grande valor histórico, da colonização que chegou pelo litoral”, enfatizou.

SERVIÇO
Ecoturismo Caminhos do Mar
Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 ao km 51
Funcionamento do roteiro: terça a domingo, das 9h às 16h; para visitas, é necessário agendamento pelo telefone (13) 3372-3307
www.energiaesaneamento.org.br

Do Portal do Governo do Estado