Trem intercidades que liga SP a Americana tem viagem experimental

Com 135 quilômetros de trilhos e nove estações, estimativa é de que o novo ramal transporte 68 mil passageiros por dia

ter, 04/09/2018 - 15h42 | Do Portal do Governo

Esta terça-feira (4) marcou a realização da viagem experimental no trecho de ferrovia federal entre Jundiaí e Campinas, por onde deve passar o trem intercidades. A iniciativa contou com a presença do governador Márcio França.

“Estamos comemorando a aprovação, pelo Governo Federal, para a malha ferroviária de São Paulo ser ampliada e renovada. Esta viagem é para mostrar o acesso que teremos e o início da retomada. Isso foi um avanço importante e permitirá que retomemos o trem intercidades. Nós todos precisamos pensar a questão rodoviária no Brasil”, destaca Márcio França.

A empresa Rumo Logística, concessionária da ferrovia, ofereceu um trem de passageiro com dois vagões para a visita. Em fevereiro deste ano, a Secretaria de Estado de Logística e Transportes contratou a Deutsche Bahn para a elaboração do Plano Diretor de Mobilidade, voltado à implantação do trem intercidades.

De acordo com o estudo, a composição passará por São Paulo, Jundiaí, Campinas e Americana, em 135 quilômetros de trilhos e nove estações. A estimativa é de que o novo ramal transporte 68 mil passageiros por dia.