Terminal do aeroporto de Rio Preto recebe obras de expansão

As obras beneficiam mensalmente cerca de 60 mil passageiros

sex, 18/03/2016 - 13h04 | Do Portal do Governo

As obras de ampliação e modernização do terminal de passageiros do Aeroporto Estadual Prof. Eribelto Manoel Reino (São José do Rio Preto), administrado pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), foram entregues pelo governador Geraldo Alckmin nesta sexta-feira (18). As obras beneficiam cerca de 60 mil passageiros que utilizam mensalmente o aeroporto.  

“Estamos entregando hoje uma obra importante para o desenvolvimento de São José do Rio Preto e região. O grande fator de indução do desenvolvimento são as aerovias, que atraem empresas e abrem postos de trabalho”, ressaltou Alckmin. “Além da entrega da área nova, vamos começar a reforma e modernização da antiga”, completou o governador.

Para expandir a área de 2.250 m² para 6.630 m² e disponibilizar novos espaços para implantação de mais serviços aos usuários, o Governo do Estado investiu R$ 18,9 milhões. Com a ampliação da capacidade operacional do terminal, o saguão central passou de 700 m² para 2.500 m². A sala de embarque foi expandida de 300 m² para 1.200m² e a de desembarque passará de 150 m² para 450 m².

Os locais voltados para a realização de check-in e check-out pelas companhias aéreas e de vistoria de bagagens despachadas também foram ampliados. O novo espaço do aeroporto foi contemplado ainda com a remodelação das áreas comerciais e administrativas, além das estruturas de apoio operacional, de controle de acessos e da estação de telecomunicação e de tráfego aéreo (EPTA).

Para proporcionar maior conforto e comodidade aos passageiros, foram construídos novos espaços para a implantação de mais serviços aos usuários. O terminal ganhou áreas adicionais destinadas à instalação de lanchonete, cafeteria, restaurante, locadoras de veículos, livraria, caixa eletrônico e lojas das companhias aéreas que atuam no aeroporto. Além desses pontos, a obra contemplou a construção de outras estruturas para a futura implantação de serviços diversificados.  

A operação do terminal conta com novos equipamentos de raio-x para inspeção de bagagens e esteira transportadora de malas, como também sistema de climatização. A parte externa do terminal foi contemplada com cobertura do sistema viário para embarque e desembarque, que visa proteger os passageiros de condições climáticas adversas, como chuvas. O investimento também integrou o aumento da capacidade do estacionamento de veículos, que passou de 120 para 300 vagas, e da revitalização do sistema viário.

Com a inauguração do novo terminal de passageiros, o Daesp dará início à segunda etapa da obra, que compreende a reforma do atual terminal, que será adaptado como ala voltada ao desembarque. Serão executadas a ampliação da sala de desembarque, do saguão e das áreas comerciais, como também a modernização do espaço. O investimento nessas intervenções, que serão iniciadas em março e deverão ser concluídas em dezembro deste ano, já estão contemplados no valor da primeira fase da expansão, de R$ 18,9 milhões. 

Sobre o Aeroporto Estadual de São José do Rio Preto
O Aeroporto Estadual de São José do Rio Preto integra a rede administrada pelo Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (Daesp), órgão vinculado à Secretaria de Logística e Transportes, o qual contempla 26 aeroportos ao todo. No último ano, recebeu cerca de 700 mil passageiros e 31 mil aeronaves. A malha de operações do aeroporto é composta por 34 opções de voos regulares oferecidos pelas companhias aéreas TAM, Azul e Passaredo. Além de atender a demanda de aviação comercial de São José do Rio Preto e de toda a região, o aeroporto também opera aviação geral (executiva e táxi-aéreo).    

Nos dois primeiros meses deste ano, o aeroporto registrou movimento 4,9% maior na comparação com o mesmo período de 2015. Entre janeiro e fevereiro de 2016, 106.727 passageiros utilizaram o aeroporto frente a 101.726 nos mesmos meses do ano anterior.

Rodovia Washington Luís
Ainda no evento, Alckmin autorizou a concessionária Triângulo do Sol a executar o projeto executivo para a implantação de marginais, viadutos e pontes de acesso na SP-310 (Rodovia Washington Luís/ Feliciano Salles da Cunha), entre Rio Preto e Mirassol.

Em agosto de 2015, tiveram início os estudos de ordenamento de tráfego no trecho do km 425 ao 454,3. Paralelamente a esses estudos, a concessionária iniciou conversas com as prefeituras e outros órgãos sobre a viabilidade técnica e econômica da obra. Os estudos já foram apresentados à Artesp e agora o governador autorizou a realização do projeto executivo, que definirá o orçamento da obra. 

Pelos estudos iniciais, serão implantadas faixas adicionais de Cedral a Rio Preto e de Rio Preto a Mirassol, e marginais em todo o trecho urbano de Rio Preto.

Do Portal do Governo do Estado