Telecomando das subestações elétricas da Linha 9-Esmeralda dará mais agilidade à CPTM

Com nova tecnologia, manobras elétricas, que eram feitas manualmente in loco e levavam de 20 a 40 minutos, agora são realizadas em tempo real

qui, 05/08/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) colocou em operação a primeira etapa do projeto de telecomando (controle à distância) do sistema de alimentação elétrica dos trens. As subestações de energia de Cidade Dutra, Morumbi e Jaguaré, localizadas na Linha 9-Esmeralda (Osasco-Grajaú), passaram a ser controladas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) – Brás, desde a última sexta-feira, 30. 

Com a nova tecnologia, manobras elétricas, que eram feitas manualmente in loco e levavam de 20 a 40 minutos, agora são realizadas em tempo real, a partir de comandos originados no CCO. Isso significa maior rapidez no restabelecimento de anormalidades, maior confiabilidade do sistema e conseqüente redução de atrasos.

Para viabilizar o comando à distância na Linha 9, foram instalados equipamentos digitais de ponta nas subestações e CCO, além de adequações do sistema de transmissão de dados.

O próximo passo será adotar o telecomando para as subestações das demais linhas e concluir a motorização das chaves seccionadoras da rede aérea de alimentação elétrica das seis linhas, o que permitirá o desligamento remoto do fornecimento de energia de determinados trechos. O prazo de conclusão de todo o projeto é final de 2011/início de 2012.

Paralelamente, a CPTM também executa a construção das novas subestações elétricas de Guaianazes, Jandira, Manoel Feio, Jaraguá, Santo André, e a reforma e modernização das seguintes existentes: Tietê, Engenheiro Sebastião Gualberto, Campo Limpo Paulista, Mauá, Ermelino Matarazzo e Calmon Viana. No caso das subestações antigas, equipamentos obsoletos como reles de proteção, disjuntores e transformadores, estão sendo substituídos por similares digitais.

Da CPTM