Tecnologia: Estado lança Parque Tecnológico em São José dos Campos

Evento acontece nesta segunda-feira, dia 20

seg, 20/03/2006 - 9h00 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado de São Paulo realiza nesta segunda-feira, dia 20, o IV Seminário do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos em São José dos Campos. Será anunciada a celebração de um convênio entre a Secretaria Estadual da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e a Prefeitura Municipal para implantação do Núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos.

Para o Secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, “trata-se de um grande passo na implantação do projeto estratégico do Governo, que prevê cinco Parques Tecnológicos no Estado”. Os outros estão programados para São Paulo, São Carlos, Campinas e Ribeirão Preto.

Em seguida à cerimônia, começa o IV Seminário do Sistema Estadual de Parques Tecnológicos, que terá três painéis de discussão dos seguintes temas: “O papel do Parque Tecnológico de São José dos Campos no futuro da indústria paulista”, “Mecanismos de Apoio e Financiamento” e “Desafios na administração de parques tecnológicos”.

Os três seminários anteriores aconteceram nas cidades de São Paulo, em novembro e em janeiro, e Campinas, em dezembro. Essas cidades também abrigarão parques tecnológicos do Estado e os temas discutidos foram a implantação do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, seu modelo jurídico, o conteúdo científico e tecnológico, o modelo de negócios e os planos urbanísticos.

O núcleo do Parque Tecnológico de São José dos Campos estará sediado no prédio da antiga fábrica da Solectron e receberá, conforme estipulado pelo convênio, investimento de R$ 2 milhões do Governo do Estado. Com isso, a Secretaria vai financiar o desenvolvimento do estudo do plano urbanístico e o estudo sobre o perfil das atividades do Parque. O próximo passo é a definição da gestão do núcleo.

Com o novo Parque Tecnológico, São José terá mais vagas gratuitas para o ensino superior em várias áreas. No local será instalada uma Faculdade de Tecnologia e outras entidades também terão novas unidades lá.

A coletiva está marcada para as 8h30, antes do início da cerimônia, prevista para as 9h

Serviço

Lançamento do Parque Tecnológico de São José dos Campos

20-03-06, a partir das 8h30

Local: Rodovia Presidente Dutra km 138, São José dos Campos

Informações: (12) 3947-8515

Assessoria de imprensa da Secretaria da Ciência e Tecnologia