Teatro Estadual de Araras completa 16 anos de atividade

Para comemorar , o Teatro Maestro Francisco Paulo Russo terá uma programação intensa e diversificada durante o mês de março

ter, 27/02/2007 - 15h20 | Do Portal do Governo

Para comemorar 16 anos de atividade, o Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo” terá uma programação intensa e diversificada durante o mês de março. Entre as atrações, as peças Memórias de um Sargento de Milícias e Vamos tomar um chá; os espetáculos infantis Pedro e o Lobo, O valente filho da burra, Candim – O menino Portinari e Inzoonia; um musical com Maria Alcina e a apresentação da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, além de palestras e de um documentário sobre Oscar Niemeyer, autor do projeto arquitetônico do teatro.

Quem entra no teatro de Araras depara-se com uma justificativa poética de Niemeyer estampada na parede: “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país. No curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” As palavras explicam a forma que ele deu ao único teatro da cidade de Araras, um grande cilindro de 37,5 metros de diâmetro, coberto por ondas de concreto e sem janelas.

Segundo o arquiteto, que completaria 100 anos em dezembro, o formato e o concreto têm perfeita adequação à acústica teatral. Para o problema das janelas, foi desenvolvida uma tubulação de ar condicionado, que mantém a temperatura ideal no interior do prédio.

O espaço dispõe de 466 lugares no salão principal, um anfiteatro com 126 cadeiras no subsolo, numa área total que ultrapassa os 3,3 mil metros quadrados. O palco principal, com 12 metros x 20 metros, é dotado de um elevador especial, com capacidade para duas toneladas, suficiente para transportar automóveis ou animais de grande porte.

De 1995 a 2005, por meio da parceria entre a Secretaria da Cultura e membros da Sociedade Civil de Apoio ao Teatro, a construção foi equipada com todas as instalações necessárias para os mais diversos eventos de manifestação cultural local, nacional e internacional. A partir de 2005, passou a ser administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA). Pólo cultural – Fernanda Montenegro, Paulo Autran, Nathália Timberg, Gianfrancesco Guarniere, Etty Fraser e Jorge Dória são alguns dos grandes nomes do teatro brasileiro que se apresentaram em Araras. Também subiram ao palco de um dos únicos pólos culturais da região atrações internacionais como a Orquestra Sinfônica de Sopro da Alemanha e o grupo francês Hirio, de música celta.

Na lista dos comediantes que levaram sua graça aos palcos da cidade estão Ari Toledo, Juca Chaves, Pedro Bismark e Dercy Gonçalves. Espetáculos de dança e musicais também são freqüentes, como a Cia. de Dança Cisne Negro, Carlinhos de Jesus Cia. de Dança, Cia. Dança Bielo Rússia, Grupo de Dança da Eslováquia, Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra de Tatuí, Banda Sinfônica do Estado, além dos músicos como Oswaldinho do Acordeom, Belchior, Renato Teixeira e Arthur Moreira Lima, entre outros.

Apesar das grandes atrações que passaram pelo teatro, instalado a 180 quilômetros de São Paulo, os espetáculos que mais atraem público são as peças infantis. Segundo a diretora do teatro, Terezinha Daltro Pastorello, é difícil manter uma peça de grande porte, pois o público da região não está habituado a pagar valores altos pelo ingresso. Entretanto, “as peças infantis fazem mais sucesso, porque as companhias de teatro vão às escolas vender os ingressos. Esses espetáculos sempre lotam”, afirma.

O teatro tem outra atividade direcionada ao público infantil, o Projeto Escola. São visitas monitoradas às instalações projetadas por Niemeyer, cuja finalidade é fazer com que as crianças se aproximem do mundo das artes. “Estamos ajudando a criar nos pequenos o hábito de virem ao teatro”, disse Terezinha. “Daqui a 20 anos, quando eles forem adultos, teremos um público melhor”, acredita.

Oficinas de teatro – Há 11 anos funciona nas instalações do Teatro Estadual de Araras a Oficina Permanente de Teatro Paulo de Morais. Todos os sábados, das 10 às 20 horas, um grupo de aproximadamente 60 pessoas participa das aulas destinadas a crianças a partir dos 9 anos até pessoas da terceira idade. Esse trabalho resultou em três grupos de teatro – 7 do Teatro, Pipa Pão, Catar-se. O 7 do Teatro foi indicado para receber o prêmio Mapa Cultural Paulista, da Secretaria de Estado da Cultura, que tem por objetivo identificar e ressaltar a produção cultural do interior. “Além de se apresentarem no próprio teatro, esses grupos também vão às escolas da cidade para mostrar seu trabalho”, conta Terezinha, enfatizando mais uma iniciativa do Teatro Estadual de Araras, que visa à formação de público.

SERVIÇO

Teatro Estadual de Araras “Maestro Francisco Paulo Russo”

Av. Dona Renata, 401 – Araras-SP

Tel.: (19) 3541-5969

De segunda a domingo, das 9 às 21 horas

As visitas monitoradas devem ser agendadas por telefoneProgramação especial de aniversário em março

Dia 3 – 20h30 – Peça teatral Vamos tomar um chá

Dia 4 – 16 horas – Infantil O valente filho da burra

Dias 5, 6 e 9 – às 9 e às 14 horas – Exibição de documentário sobre Oscar Niemeyer

Dia 7 – 20h30 – Banda Sinfônica do Estado de São Paulo

Dia 8 – 9 horas – Visita monitorada, exibição do documentário sobre Oscar Niemeyer

Dia 10 – 20h30 – Ensaio Aberta da peça Romeu e Julieta, com alunos das Oficinas de Teatro Paulo de Moraes

Dia 11 – 16 horas – Infantil Inzooina

Dia 14 – 20 horas – Palestra Liderança e Inovação, com Alfredo Rocha

Dia 16 – 21 horas – Musical Carnavá-ta-hi, com Maria Alcina

Dia 17 – 9 horas – II Encontro da Comunicação de Araras

Dia 18 – 16 horas – Infantil Candim – O menino Portinari

Dia 21 – 20 horas – Palestra Vendas e Atendimento, com Alfredo Rocha

Dia 25 – 16 horas – Infantil Pedro e o Lobo

Dia 30 – 20 horas – Peça Memórias de um sargento de milícias

Sirlaine Aiala

Da Agência Imprensa Oficial