Taxas médias de juros têm pequena queda este mês

Procon-SP pesquisou taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física em dez instituições

sáb, 13/10/2007 - 13h39 | Do Portal do Governo

A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, pesquisou em dez instituições financeiras as taxas de juros de empréstimo pessoal e cheque especial para pessoa física. Os bancos pesquisados, no último dia 2 de outubro, foram Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, HSBC, Itaú, Nossa Caixa, Real, Safra, Santander Banespa e Unibanco.

Os juros continuam em queda, mas ainda lentamente. O Procon-SP reforça que o consumidor precisa ser criterioso ao escolher as linhas de financiamento que vai utilizar. Segundo dados do Banco Central, o cheque especial, cujas taxas de juros estão entre as maiores praticadas no Brasil, voltou a ser uma das linhas que mais crescem. Até julho, o uso dessa modalidade foi o que mais avançou no ano. Um dos motivos é que o cheque especial é utilizado como um complemento natural do salário e, também, a última alternativa depois de as pessoas ficarem comprometidas em outros financiamentos. O cheque especial só deve ser usado em situações emergenciais e de curto prazo.

Empréstimo pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 5,26% a.m., inferior à do mês anterior, que foi de 5,27% a.m., o que significa um decréscimo de 0,01 ponto percentual.

A única queda verificada, na modalidade de empréstimo pessoal, partiu do Banco do Brasil, que alterou sua taxa de 4,53% para 4,50% a.m., o que significa um decréscimo de 0,03 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,66% em relação à taxa de setembro/07.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de empréstimo pessoal.

Cheque especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 8,21% a.m., inferior à do mês anterior que foi de 8,22% a.m., significando um decréscimo de 0,01 ponto percentual.

As quedas verificadas nas taxas de cheque especial foram:

HSBC – alterou de 8,47% para 8,43% a.m., o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,47% em relação à taxa de setembro/07;

Bradesco – alterou de 7,91% para 7,89% a.m., o que significa um decréscimo de 0,02 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,25% em relação à taxa de setembro/07.

Os demais bancos mantiveram suas taxas de cheque especial.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados referem-se a taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Vale destacar que na última reunião do Comitê de Política Monetária – COPOM – do Banco Central, ocorrida em setembro, a taxa Selic sofreu uma redução de 0,25 ponto percentual. Passou de 11,50% para 11,25% ao ano. Além da alta dos preços dos alimentos, o Comitê de Política Monetária também tem se preocupado com o ritmo de aumento da demanda, estimulada pela expansão do crédito.

Da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania

(L.M.)