Startups ganham destaque em incubadora de empresas na USP

Ao todo, mais de 250 projetos aprovados em programa de incentivo da Fapesp integram iniciativas abrigadas na universidade

qua, 23/05/2018 - 13h08 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado investe continuamente no auxílio a empresas que apresentam inovações tecnológicas e iniciam as atividades no mercado. Assim, companhias inovadoras que deram os primeiros passos no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), entidade gestora da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de São Paulo USP/Ipen, se destacam com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

Por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe), em 20 anos, foram investidos cerca de R$ 360 milhões e 14% dos projetos aprovados pela iniciativa são de startups do Cietec.

Seleção

Vale lembrar que o programa da Fapesp estimula o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas para micro, pequenas e médias empresas paulistas. Mais de 250 propostas de empresas encaminhadas pelo Cietec, em diversas áreas, estão entre as selecionadas pela Fapesp.

Existem companhias especializadas em soluções tecnológicas de esterilização de equipamentos médicos, jogos eletrônicos e aplicações de realidade virtual. Os critérios para escolha das propostas financiadas são baseados na qualidade da pesquisa, relevância social e no sucesso mercadológico que o produto poderá alcançar.

A Fapesp é uma das principais agências de fomento à pesquisa científica e tecnológica do Brasil. A instituição tem autonomia garantida por lei e está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.

Com orçamento anual correspondente a 1% do total da receita tributária do Estado, entidade promove ações para apoiar pesquisas e financia a investigação, o intercâmbio e a divulgação da ciência e da tecnologia produzida em São Paulo.