#SP463: Conheça o Parque da Juventude

Local mudou a paisagem da Zona Norte ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por área de lazer e entretenimento

ter, 24/01/2017 - 8h35 | Do Portal do Governo

O Parque da Juventude, localizado na zona norte da capital paulista, mudou a paisagem da região ao substituir o Complexo Penitenciário Carandiru por uma área de lazer e entretenimento ao ar livre.

Com a desativação e demolição do complexo, em 2003, o projeto arquitetônico ganhador de um concurso público realizado pelo Governo do Estado se transformou no Parque.

Parte das referências históricas da época do Carandiru foram mantidas. O Parque da Juventude possui ampla área verde, instalações para práticas de esporte, áreas de lazer e entretenimento para pessoas de todas as idades, espaço canino e local aberto para shows e eventos.

Além de muito frequentado por skatistas, é possível usufruir de dez quadras, quatro portarias, dois estacionamentos, lanchonete, restaurante, biblioteca e é dividido em três áreas:

 – Parque Esportivo: primeira área a ser construída, que abriga as quadras (oito poliesportivas e duas de tênis), as pistas de skate e patins e a pista de cooper, áreas de descanso e vestiários, além de oferecer empréstimo de materiais esportivos e aulas gratuitas de diversos esportes, entre eles, tênis e taekwondo;

– Parque Central: segunda área finalizada, que, com 95 mil m² de área verde, incluindo jardins, alamedas, bosques e uma pequena Mata Atlântica, ainda possui passarelas, conservadas do antigo presídio, para conhecer melhor a área, oferece modalidades esportivas, como o arvorismo, e permite a entrada de animais de estimação;

 – Parque Institucional: onde localiza-se o prédio da Escola Técnica Estadual (ETEC), um posto do Acessa SP, onde o púbico pode, gratuitamente, acessar a internet em mais de cem computadores e assistir a cursos e oficinas

– Biblioteca de São Paulo: espaço de quatro mil m² e dois andares, com mais de 30 mil livros – desde os clássicos da literatura em novas edições, até best sellers atuais – além de um acervo com filmes, CDs, livros digitais, duas áreas infantis e um auditório. A Biblioteca de São Paulo dispõe também do Acessa São Paulo, programa de inclusão digital do Governo do Estado.

Localizado ao lado da estação Carandiru do metrô (Linha azul), o parque possui fácil acesso através de transporte público (ônibus e metrô) e, aos domingos e feriados, através da Ciclofaixa de lazer.