SP vai promover feira nacional de artesanato

Informação foi confirmada pelo governador José Serra

qua, 12/09/2007 - 18h33 | Do Portal do Governo

O governo de São Paulo vai promover em dezembro, no Palácio das Convenções do Anhembi, a primeira edição da feira “Nossas Mãos”, que reunirá artesanato de todos os estados brasileiros. A informação foi confirmada pelo governador José Serra na tarde desta quarta-feira, 12, durante visita a outra exposição: a 2ª Feira Mundial de Artesanato, que reúne 1,5 mil artesãos de 33 países e 22 estados brasileiros. 

O governador lembrou do volume do setor de artesanato como um dos argumentos para justificar a iniciativa. “O artesanato emprega mais de oito milhões de pessoas, com uma renda de R$ 28 bilhões no país. Ao organizar esta feira, estaremos dando um impulso neste setor”, frisou Serra. Segundo ele, a primeira edição da feira “Nossas Mãos” tem data definida: começa entre os dias 14 e 23 de dezembro, com a missão de divulgar o trabalho de artesãos dos mais diversos pontos do Brasil. Permitirá ainda uma opção de compra aos paulistas na semana que antecede o Natal.

Serra destacou que a ação do governo estadual contribuirá para elevar o número de turistas na Capital. “São Paulo já tem um volume de turismo de negócios incrível, a começar pela rua 25 de março, que é o maior centro de compras do Brasil”, comparou. Para o governador, o empreendimento contribui para fortalecer a economia da cidade. “Quando incentivamos este tipo de atividade, estamos gerando emprego e o desenvolvimento nacional da produção. Essa feira virá para ficar”, previu Serra.

O secretário do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, informou que o governo estadual vai investir na publicidade da feira para aumentar o número de visitantes. “A feira será financiada por ela própria com representantes de todos os estados brasileiros. Queremos dar condições de o artesão brasileiro concorrer com a invasão de produto importado”, explicou Afif. Ele acrescentou que o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) contribuirá com o projeto do governo paulista.

Visita – Serra percorreu estandes da Feira Mundial de Artesanatos, conversou com comerciantes e assistiu a uma apresentação da tribo de índios Paresi, de Tangará da Serra (MS). “Vi peças de vários países”, comentou o governador, que observou de perto produtos produzidos por artesão paulistas, adquiridos pela Sutaco – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, autarquia da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho.

Há poucos meses, a Sutaco comprou cerca de cinco mil peças, que estão sendo comercializadas na Feira Mundial de Artesanato com valor de venda abaixo do praticado no mercado. Considerada a principal feira internacional do ramo no Brasil, o evento busca fortalecer o intercâmbio entre os artesãos estrangeiros e nacionais, contribuindo para o fomento do setor.

Cleber Mata