SP terá maior hospital infantil do País

Investimento para construção de 255 leitos será de R$ 30 milhões

sex, 31/08/2007 - 11h45 | Do Portal do Governo

Atualizada às 16h50

O governador José Serra assinou no início da tarde desta sexta-feira, 31, em São José do Rio Preto, o contrato que garantirá a São Paulo começar em 30 dias as obras daquele que será o maior hospital infantil do Brasil.

“Estou muito contente de vir aqui hoje trazer este convênio para construção deste hospital que, em menos de dois anos, estará funcionando”, disse o governador José Serra. “O Hospital da Criança será importante para São José do Rio Preto e para a região. Será referência para 100 municípios”, completou.

Segundo o governador, este é mais um passo para a descentralização da saúde no Estado. “O atendimento era muito concentrado na Capital, inclusive na região do Hospital das Clínicas”, explicou. Para Serra, é fundamental promover a descentralização, aproximando a saúde de qualidade de toda a população paulista.

Ao citar a importância da obra, durante discurso Serra disse que os governantes devem ter um olho voltado para o presente e outro para o futuro. “Este investimento se destina ao futuro, são as nossas crianças. De alguma maneira ele representa a nossa batalha para que o futuro não seja vítima de um presente de descaso. Isso nós não fazemos”.

Na visita a São José do Rio Preto o governador estava acompanhado da Secretária Estadual de Saneamento e Energia, Dilma Seli Pena, e do Secretário Estadual da Casa Civil, Aloysio Nunes Ferreira Filho.

Unidade de referência

Com 255 leitos e investimentos previstos na ordem de R$ 30 milhões a nova unidade tem prazo para ficar pronta: dois anos. Será o primeiro hospital do gênero inaugurado nas últimas cinco décadas em São Paulo. Segundo histórico da Secretaria Estadual da Saúde, a última unidade destinada à pediatria construída pelo Estado foi o Hospital Infantil Cândido Fontoura, na Capital, entregue aos paulistas em setembro de 1958.  

“Só de leitos de UTI, vamos duplicar sua quantidade”, anunciou Serra. “Imaginem o que isso significa em capacidade de atendimento”, observou. Reiterando declarações que fez durante visita à região em junho, o governador garantiu ainda o repasse constante de verbas para manter o novo hospital.

Quando inaugurado, o Hospital da Criança de São José do Rio Preto terá mais leitos do que o Pequeno Príncipe, no Paraná, hoje com 224 leitos para o SUS (Sistema Único de Saúde). O projeto prevê que o espaço físico da nova unidade ultrapasse 15,8 mil metros quadrados. Serão dez andares, além de um anexo com outros dois pavimentos. A unidade será referência no atendimento infantil para 101 municípios paulistas. 

Dos 255 leitos, 87 serão destinados à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) neonatal e pediátrica, 120 para internação, 31 para maternidade e gestação de alto risco com e 17 do berçário. “Estamos trabalhando de forma intensa na assistência médica para garantir o atendimento às mães e crianças. Com isso, vamos reduzir ainda mais a mortalidade infantil no Estado”, afirma o secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas.

O hospital também terá pronto-socorro e um setor de pronto-atendimento equipado com aparelhos de raio-x, tomógrafo, sala para pequenas cirurgias, eletrocardiograma, eletroencefalograma e ultra-som. Já o centro obstétrico contará com quatro salas de parto e dois apartamentos para parto humanizado. 

Além de Rio Preto, a Secretaria Estadual da Saúde prevê construir uma outra unidade no interior. Será em Ribeirão Preto. Lá, o Hospital da Criança, ligado ao Hospital das Clínicas, contará com 16 mil metros quadrados divididos em seis pavimentos e 217 leitos para atendimento de casos de alta complexidade. O hospital contará ainda com um Centro de Reabilitação, o único no interior do Estado com atendimento multidisciplinar para casos de recuperação ortopédica, neurológica, cardiocirculatória e pulmonar.

Mais novidades

Antes de deixar São José do Rio Preto, o governador ainda falou de outros investimentos do Governo do Estado para a região. O Poupatempo do município, garantiu Serra, será entregue em meados do ano que vêm. O projeto de construção deve ser concluído até o final do próximo mês e então as obras poderão começar, explicou.

A cidade também deverá ganhar um novo Fórum, além de um novo prédio do IPA (Instituto Penal Agrícola), que será transferido ao município. “Estamos atentos a todas as questões da região”, adiantou o governador.

O governador lembrou ainda que São José do Rio Preto mereceu uma boa fatia dos recursos do programa Pró-Vicinais, de recuperação de estradas vicinais. “Vamos recuperar 289 quilômetros. E não é tapa-buraco. É estrada nova, para ajudar a circulação de pessoas e mercadorias”, garantiu o Serra.

Cleber Mata / Manoel Schlindwein

Com informações da Secretaria Estadual da Saúde

 (I.P.)