SP tem o primeiro centro público de reciclagem de lixo eletrônico

Estimativa do projeto da USP é atingir a marca mínima de 500 equipamentos eletrônicos por mês

ter, 19/05/2009 - 17h00 | Do Portal do Governo

A USP vai implantar no campus da capital, em agosto, o primeiro Centro de Descarte e Reciclagem de Lixo Eletrônico, criado por um órgão público do Brasil. A implantação do centro terá investimentos de R$ 180 mil, que serão usados para adequação do local e compra de ferramentas, como balanças, compactadora e trituradora. A estimativa do projeto é atingir a marca mínima de 500 equipamentos eletrônicos por mês.

No centro de descarte, os equipamentos de informática seguirão dois caminhos após passar pela triagem: serão encaminhados para reciclagem ou destinados a ONGs e projetos sociais – caso possam ainda ser usados. No caso de reuso, os aparelhos deverão devolvidos à USP após três anos de utilização.

Os componentes descartados serão pesados, desmontados, separados e compactados para serem transportados a empresas parceiras de transformação dos resíduos para o processamento de metais, plásticos, placas, vidros e outros insumos recicláveis. 

Os resíduos das baterias serão triturados e seguirão para tratamento e posterior recuperação de metais ou transformação em óxidos e sais metálicos que irão gerar matéria-prima para as indústrias.

Além da capital, também serão atendidos os campus de Piracicaba, São Carlos e Ribeirão Preto. As unidades de Bauru, Pirassununga e Lorena serão integradas ao programa até o final deste ano, quando o centro será aberto para toda a população. 

O projeto é desenvolvido desde o início de 2008 pelo Centro de Computação Eletrônica (CCE) da USP. “Com mais de 50 milhões de computadores e 120 milhões de usuários de celulares no País, a quantidade de lixo eletrônico cresce em decorrência do descarte, estimulado pelo consumo de equipamentos novos cada vez mais modernos”, explica a professora Tereza Cristina Carvalho, diretora do CCE-USP, que coordena o projeto.

Recicle lixo eletrônico

Antes de jogar aquele aparelho celular ou pilha no lixo, pense duas vezes para não prejudicar o meio ambiente. Atualmente existem muitas empresas e ONGs especializadas na reciclagem de equipamento eletrônicos, que se jogados no ambiente podem trazer sérias conseqüências. Além disso, você pode consultar instituições beneficentes que podem reutilizar o material.

No caso de celulares, a própria marca que você comprou deve ser consultada para saber onde existem os postos de arrecadação de aparelhos e baterias.  

Confira algumas instituições que aceitam doação de eletrônicos:

Oxigênio – http://www.oxigenio.org.br
Tel: (11) 3051-3420

Comitê para Democratização da Informática (CDI) – http://www.cdisaopaulo.org.br
(11) 3822-0970

Meta Projeto – Acessa São Paulo – http://www.acessasp.sp.gov.br/html/modules/xt_conteudo/index.php?id=42

O MetaProjeto é uma inovação do Programa Acessa São Paulo, com o objetivo de servir como um espaço de oficinas para o público do Parque da Juventude na área de manutenção e montagem de computadores, experimentação e desenvolvimento de tecnologia, a partir de computadores reciclados.

Tel: (11) 2221-1826

 

ABRE – Associação Brasileira de Distribuição de Excedentes – http://www.abre-excedente.org.br
Tel: (11) 5052-0736

Centro Espírita Nosso Lar – Casas André Luiz – http://www.andreluiz.org.br
Tel: (11) 6459-7000

Hospital Albert Einstein – http://www.einstein.br
Tel: (11) 3747-3580

AACD – http://www.aacd.org.br
Tel: (11) 5576-0811

Associação PRÓ-HOPE – Apoio a Criança com Câncer – http://www.hope.org.br
Tel: (11) 5087-7999

Fundação Dorina Nowill Para Cegos – http://www.fundacaodorina.org.br
Tel: (11) 5087-0977

Exército da Salvação – http://www.exercitodesalvacao.org.br
Tel.: (11) 5562-2282

Museu do Computador – http://www.museudocomputador.com.br
Tel: (11) 4666-7545

Da USP