SP inaugura Centro de Reabilitação Lucy Montoro em São José dos Campos

Capaz de realizar nove mil atendimentos por mês, unidade teve investimento de R$ 5 milhões

sáb, 17/09/2011 - 13h44 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin inaugurou neste sábado, 17, o Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos, ligado à Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Com investimento de R$ 5 milhões do governo estadual, unidade terá capacidade para nove mil atendimentos por mês.

“A Rede Lucy Montoro já começa a funcionar imediatamente com nove áreas para atendimento à população. Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Tudo de graça, atendendo São José dos Campos e as cidades ao entorno. Aqui vamos ter também um centro de formação de recursos humanos, vai ter residência, vai ter estágio, vai ter capacitação para profissionais da nossa região”, afirmou o governador Geraldo Alckmin.

O Centro de Reabilitação Lucy Montoro de São José dos Campos (CRLM – SJC) é uma unidade de atendimento ambulatorial que irá oferecer reabilitação às pessoas com deficiência ou doenças potencialmente incapacitantes através de uma equipe multidisciplinar, composta por médicos fisiatras, enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais e outros profissionais especializados em reabilitação.

Construído em uma área de 2.092 me², o CRLM – SJC terá capacidade para nove mil atendimentos por mês. Referência em atendimento, ensino e pesquisa, a unidade fará dispensa de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para os 39 municípios que compõem os Departamentos Regionais de Saúde (DRS) de Taubaté.

A unidade deverá participar intensamente dos programas de residência médica, aprimoramento, estágios e atividades relacionadas ao desenvolvimento de pesquisas científicas. Além disso, viabilizará cursos para cuidadores abertos à comunidade e realizará palestras para orientação de pacientes, cuidadores e familiares.

Da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência