SP Escola de Teatro abre inscrições para cursos de Extensão Cultural gratuitos

Processo seletivo consiste de análise curricular e carta de interesse e, para alguns cursos, de entrevista e aula aberta

sex, 01/03/2013 - 14h01 | Do Portal do Governo

A SP Escola de Teatro está com inscrições abertas para cursos gratuitos de Extensão Cultural. As inscrições devem ser feitas no portal da Escola até 7/3 para o workshop “Devising e Site Specific para Artistas Cênicos” e até 18/3 para os cursos de Fenomenologia da Dramaturgia Contemporânea; Direção; Interpretação e Produção Executiva para Teatro (Administração e Marketing).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

O processo seletivo consiste de análise do currículo e carta de interesse e, para alguns cursos, de entrevista e aula aberta.
As aulas têm início no mês de abril e são ministradas na Sede Roosevelt da Instituição. Os cursos têm carga horária de 64 horas, com exceção do workshop, que tem duração menor. Conheça um pouco sobre cada um deles:

Workshop – Devising e Site Specific para Artistas Cênicos
Sob a orientação da diretora de teatro e ópera Sara Erlingsdotter e do professor, diretor e dramaturgo Claes Peter Hellwig, o workshop tem como objetivo propor uma investigação do processo de criação de um trabalho de “Site Specific” e desenvolver uma parceria entre diferentes métodos e linguagens, através do “Devising”. Será trabalhada, ainda, a relação entre espaço e plateia e como esta relação implica no significado de espaço.
As aulas, que acontecem de 11 a 18 de março, de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, são direcionadas a artistas cênicos e arquitetos.

Fenomenologia da Dramaturgia Contemporânea
O curso, orientado pelo autor, diretor e pensador de teatro mexicano Alberto Villarreal, pretende propor ao participante um marco do pensamento contemporâneo e uma série de estratégias práticas relacionadas às possibilidades da dramaturgia, que possam incidir diretamente em seu trabalho e sua poética pessoal.
Voltadas para dramaturgos e interessados na área, as aulas começam no dia 15 de abril e vão até 8 de maio, com encontros de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, na Sede Roosevelt da Escola.

Direção
“Direção”, orientado pela diretora, produtora e tradutora Marcia Abujamra, propõe que jovens diretores e artistas interessados explorem diferentes possibilidades de encenar um texto teatral a partir de cenas de dois textos de autores contemporâneos: “A Refeição”, de Newton Moreno, e “Carícias”, de Sergi Belbel.
As aulas acontecem de 1º de abril a 9 de maio, de segunda, terça e quinta-feira, das 19h às 22h.

Interpretação
O curso é oferecido com o objetivo de apresentar uma gramática de estudos práticos para os atores-participantes e convocá-los a fazerem uma travessia poética pelo “material ficcional” composto pelos textos “A Refeição”, de Newton Moreno e “Carícias”, de Sergi Belbel.
A atriz e produtora Luah Guimarãez é quem comanda as aulas, que acontecem nas segundas, terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, entre 1º de abril e 9 de maio.

Produção Executiva para Teatro (Administração e Marketing)
Familiarizar o aluno com os conceitos básicos de Administração Teatral e de Marketing, de modo que ele possa exercer a função de Produtor Executivo em uma produção teatral ou em um grupo teatral. Eis o grande objetivo do curso “Produção Executiva para Teatro (Administração e Marketing)”, orientado pelo ator e professor Ricardo Aparecido Dias.
Os participantes terão aulas de 2 de abril a 4 de junho, de terça e quinta-feira, das 10h às 13h.

SERVIÇO
Cursos e Workshop de Extensão Cultural da SP Escola de Teatro
De 1 a 7/3 (para o workshop) e 18/3 (para os cursos)
SP Escola de Teatro Sede Roosevelt (Praça Roosevelt, 210, Centro)
Inscrições pelo site www.spescoladeteatro.org.br
Grátis

Do Portal do Governo do Estado