SP assina convênio para construção da Linha 17-Ouro do Metrô

Nova linha, que será operada no sistema de monotrilho, terá cerca de 21 quilômetros de extensão e 19 estações

qua, 30/06/2010 - 9h01 | Do Portal do Governo

(Atualizado às 16h55)

O convênio que estabelece as condições para atuação conjunta na obtenção de financiamento e na execução das obras da construção da Linha 17-Ouro do Metrô foi assinado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de São Paulo nesta quarta-feira, 30. A nova linha terá cerca de 21,5 quilômetros de extensão e 19 estações.

A Linha 17-Ouro promoverá a integração entre vários sistemas de transporte, tais como metrô, trem e corredores de ônibus. Ligará a estação Jabaquara (Linha 1-Azul); o terminal intermunicipal da EMTU, o terminal rodoviário do Jabaquara, o Aeroporto de Congonhas, a estação Água Espraiada (Linha 5-Lilás), a estação Morumbi (Linha 9-Esmeralda), e a estação São Paulo-Morumbi (Linha 4-Amarela). “Estamos terminando o projeto básico. Terminado o projeto básico e agora com este convênio que nós assinamos, a Prefeitura e o Estado vão trabalhar juntos porque tem uma série de intervenções na cidade que a Prefeitura tem que estar presente nisso.Até o final do ano, começamos o processo licitatório desta linha de maneira que ela possa terminar em 2013”, disse o governador Alberto Goldman.Também cruzará com importantes avenidas da região Sul, como Washington Luís, Berrini, Chucri Zaidan, Roberto Marinho, Marginal Pinheiros, Giovanni Gronchi, João Jorge Saad e Francisco Morato. A linha foi projetada para operar como sistema de monotrilho, o que possibilita menor impacto urbano e rapidez de implantação.

O convênio cria um Grupo de Trabalho integrado por várias secretarias do Estado e do Município. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão a negociação de financiamentos, elaboração das licitações, estudos relativos às desapropriações e obtenção de licenças ambientais.

No dia 25 de junho, o governador Alberto Goldman sancionou o projeto de lei que autoriza o Governo a obter financiamentos nacionais e internacionais para as obras de construção da Linha 17-Ouro e de mais dois empreendimentos. A lei prevê um empréstimo de R$ 1,082 bilhão junto à Caixa Econômica Federal para a construção da nova linha, que está orçada em R$ 3,17 bi e contará ainda com recursos da Prefeitura (R$ 334,5 milhões) e do Governo do Estado (R$ 1,5 bilhão). O convênio prevê ainda que o Governo do Estado busque parceiros privados para construção da linha.

O Plano de Expansão do Transporte Metropolitano é o maior investimento já realizado no setor de transporte público, com investimentos da ordem de R$ 23 bilhões até 2011 em contratos já firmados. Com os recursos do Plano de Expansão, a rede sobre trilhos está sendo estruturada de modo a priorizar a conectividade das linhas. A implementação da rede proposta, com vários pontos de conexão, permite que o usuário se desloque a partir de qualquer ponto do sistema utilizando a rede metro-ferroviária. Esses pontos de integração impactarão positivamente na operação, à medida que permitirão a redistribuição da demanda.

Do Metrô