Simulador de direção veicular será obrigatório em todo Estado

Equipamento reproduz o ambiente que o futuro motorista, possivelmente, vivenciará nas ruas; obrigatoriedade do simulador é federal

ter, 10/11/2015 - 14h31 | Do Portal do Governo

Os interessados em obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B (carro) terão, obrigatoriamente, que realizar cinco horas/aula em um simulador de direção veicular, uma delas reproduzindo a condução em período noturno, a partir do dia 14 de dezembro.

Os candidatos poderão realizar, opcionalmente, até 8 horas/aula no equipamento, 4 simulando o ambiente diurno e 4 o noturno, de um total de 25 horas/aula de aprendizagem prática. Já o cidadão habilitado na categoria A (moto) que for adicionar a categoria B (carro) poderá fazer até 7 das 20 horas/aula no simulador, sendo 3 no ambiente noturno.

As aulas no simulador deverão ser realizadas após a conclusão do curso teórico, de 45 horas/aula, e antes da realização do exame teórico. A exigência valerá em todo o Estado de São Paulo.

A obrigatoriedade do simulador na aprendizagem dos futuros motoristas é federal e foi estabelecida pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) por meio da resolução 543. No Estado de São Paulo, o simulador de direção veicular já é utilizado de forma opcional pelo candidato desde 2014. Atualmente, existem mais de mil simuladores cadastrados.

Cerca de 311,5 mil aulas já foram registradas no equipamento, que reproduz o ambiente que o futuro motorista, possivelmente, vivenciará nas ruas, como chuva, neblina e animais na via, por exemplo, e a convivência com pedestres, motociclistas, ciclistas e demais usuários.

Do Portal do Governo do Estado