São Paulo assina novo protocolo de intenções com o Chile

Acordo mútuo tem prazo de cinco anos e foca em projetos nas áreas de ciências e tecnologia, cultura, educação, turismo, entre outras

qui, 31/08/2017 - 18h11 | Do Portal do Governo

A fim de estreitar, ainda mais, os laços entre Brasil e Chile, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin recebeu nesta quinta-feira (31) o embaixador do Chile no Brasil, Jaime Gazmuri Mujica, para assinatura do segundo protocolo de intenções entre as partes.

O acordo mútuo tem prazo de cinco anos e foca no desenvolvimento de projetos em diferentes áreas, como ciência e tecnologia, cultura, educação técnica e superior, turismo, investimento e comércio e recursos hídricos.

Participaram do encontro a assessora especial para Assuntos Internacionais, Ana Paula Fava, o cônsul-geral do Chile em São Paulo, Alejandro Sfeir, e a diretora do escritório comercial do Chile no Brasil, Maria Julia Riquelmi Alvear.

“Brasil e Chile são países amigos. E nós somos o principal parceiro na América Latina”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “A ideia é fomentar a integração em diferentes frentes”, completou Alckmin.

Histórico

O primeiro acordo entre São Paulo e Chile foi firmado em 2009 e envolveu o Ministério da Educação chileno e a Universidade de São Paulo (USP). O acordo, ainda em vigor, possibilitou a implementação de um programa de bolsas de estudo destinado a bolsistas do Chile e o intercâmbio de alunos da USP para o país andino.