Icesp oferece dicas para cuidado domiciliar de pacientes

Programa "Ensinando a Cuidar" orienta sobre manipulação de sonda, prevenção de quedas, traqueostomia, estomas intestinais e drenos

sex, 11/08/2017 - 18h23 | Do Portal do Governo

Semanalmente, o Icesp promove aulas para oferecer mais habilidade e tranquilidade ao familiar ou cuidador dos pacientes que fazem uso de algum tipo de dispositivo. O objetivo do programa “Ensinando a Cuidar” é melhorar a adesão dos ensinamentos que já são ministrados pelos profissionais da assistência.

Compostos por uma equipe multidisciplinar com nutricionistas, fisioterapeutas, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e outros profissionais do grupo de educação, os encontros abordam cuidados com sonda nasoenteral, prevenção de quedas, traqueostomia, estomas intestinais e drenos.

O treinamento é voltado exclusivamente aos acompanhantes, para que eles se sintam mais confortáveis em expor suas dúvidas e angústias diante da nova realidade, e tenham a oportunidade, não somente de ouvir as orientações, como de colocá-las em prática nos bonecos utilizados no Centro de Simulação Realística em Saúde, antes de executá-las em casa.

Os intensivos ocorrem sempre das 15h às 16h, e os participantes são convidados e conduzidos pela equipe de Enfermagem até o local. Confira o cronograma abaixo:

Segunda-feira Terça-feira Quarta-feira Quinta-feira Sexta-feira
Manejo de Estomas Intestinais Prevenção de Quedas e Fraturas Cuidado com Sonda Nasoenteral Cuidados com Drenos Cuidados com Traqueostomia

O Icesp está localizado na região central da capital paulista e integra o complexo do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, vinculada ao Governo do Estado. O espaço é reconhecido como o maior e mais importante centro de atendimento médico e hospitalar da América Latina.