App do Detran.SP alerta motorista sobre manutenção do carro

De forma interativa, ferramenta chamada 'Agenda do Carro' permite a inclusão de diferentes serviços na lista de lembretes

sáb, 20/01/2018 - 17h39 | Do Portal do Governo

Esquecer de fazer a troca de óleo ou de pedir a 2ª via da habilitação são situações típicas que quase todos que têm carro passam pelo menos uma vez na vida. Para evitar que isso aconteça, o Detran.SP lançou um aplicativo que ajuda o motorista de São Paulo a estar sempre em dia com a manutenção obrigatória e os documentos.

Bastar baixar o app Agenda do Carro, em que os motoristas podem programar itens como substituição das pastilhas de freio, troca do óleo do motor ou do freio, do filtro de ar e até o abastecimento do veículo.

Com uma lista interativa, o usuário insere a data do serviço e a quilometragem para a próxima troca. Assim, o aplicativo avisa o motorista por meio de alarme e notificação push. Para o abastecimento, por meio do histórico, a aplicação também calcula a média de consumo do veículo. Qualquer item que o condutor achar pertinente também pode ser inserido na listagem.

“A ferramenta tem como objetivo simplificar a rotina de manutenção, para que motorista não seja pego de surpresa. Afinal, são itens com diferentes vidas úteis. Desta forma, mesmo que o veículo seja utilizado por mais de um motorista, a notificação ajuda a lembrar a hora certa de ir fazer a revisão”, explica Neiva Aparecida Doretto, diretora-vice-presidente do Detran.SP.

O aplicativo ainda oferece os serviços eletrônicos na palma da mão para que o condutor não precise ir a um posto de atendimento pedir a 2ª via da habilitação ou pesquisar sua pontuação, por exemplo.

Como baixar?

O usuário deve fazer um cadastro prévio no portal www.detran.sp.gov.br e criar login e senha, que garantem a segurança dos dados pessoais.