Alckmin prestigia cerimônia do Prêmio Fundação Bunge 2017

Direito e Agronegócios foram os temas da 62ª edição do evento, que teve quatro profissionais consagrados por suas contribuições à sociedade

qua, 27/09/2017 - 22h47 | Do Portal do Governo

O Palácio dos Bandeirantes foi palco da 62ª edição do Prêmio Fundação Bunge, que reconhece ações bem sucedidas no desenvolvimento de projetos capazes de beneficiar à sociedade brasileira.

Este ano, o Prêmio teve como temas ‘Os Desafios Globais da Sustentabilidade do Agronegócio Brasileiro’ e ‘As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria Geral do Direito’. Quatro profissionais foram consagrados por suas contribuições.

“É um dos mais respeitados prêmios para a ciência. A Fundação escolheu bem, direito e ciências agrárias”, afirmou o governador Geraldo Alckmin. “A gente fica feliz de todo ano abrir aqui a porta do Palácio dos Bandeirantes para receber grandes brasileiros, como foram homenageados e todo o mundo acadêmico e o setor produtivo. É isso o que o Brasil precisa, inovação, trabalho e produção”, completou Alckmin.

Na categoria Vida e Obra, a edição 2017 contemplou trabalhos de Alysson Paolinelli, um dos principais nomes da agricultura brasileira, que, entre outros feitos, reinventou a Agricultura Tropical, hoje referência para ao mundo.

Já na categoria Juventude, Marcelo Loureiro Garcia foi reconhecido por seus trabalhos, que abordam aspectos relevantes para o desenvolvimento sustentável do agronegócio, como o tratamento de rejeitos e reúso de águas com a aplicação de métodos que proporcionam a redução de impactos ambientais e a recuperação de matéria e energia.

Na área de Ciências Humanas e Sociais, sob o tema ‘As transformações do Direito brasileiro e seus impactos na teoria Geral do Direito’, Claudia Lima Marques, profissional com larga experiência no Direito do Consumidor, Direito Privado, proteção dos vulneráveis e Direito Internacional Público e Privado, foi contemplada na categoria Vida e Obra, enquanto Ivar Alberto Martins Hartmann foi agraciado na categoria Juventude, por seu trabalho voltado à interação entre Direito, Matemática e Estatística.

O Prêmio Fundação Bunge foi criado em 1955 com objetivo de incentivar o desenvolvimento das ciências e cultura no Brasil, homenagear o poder transformador dos indivíduos na sociedade e estimular novos talentos.

Desde sua criação, cerca de 190 personalidades já foram premiadas, entre elas Jorge Amado, Oscar Niemeyer, Ruth Rocha, Carlos Chagas Filho, Adriana Lisboa e Fernando Abrucio.