Serra entrega novo trecho do corredor Sumaré-Campinas

Obra vai garantir mais segurança, conforto e rapidez nas viagens das linhas intermunicipais

sex, 02/10/2009 - 10h55 | Do Portal do Governo

Atualizado às 17h50

O governador José Serra e o secretário dos Transportes Metropolitanos, José Luiz Portella, inauguraram o trecho Sumaré do Corredor Sumaré – Campinas nesta sexta-feira, 2. O pacote de obras engloba ainda melhorias em 8km de viário, construção de um viaduto de 35m de extensão sobre a linha férrea, instalação de 18 conjuntos de abrigos duplos e ajustes nas vias do entorno do terminal de Sumaré. O investimento total foi de R$ 26,5 milhões.

As ações do Governo de São Paulo vão oferecer aos usuários do transporte público mais segurança, conforto e rapidez nas viagens das linhas de ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de Campinas (RMC). Além da pavimentação e da sinalização vertical, horizontal e semafórica do viário, estão sendo instaladas 18 estações de embarque e desembarque, com abrigos duplos, que serão concluídas até o mês de novembro.

“Aqui foram obras de R$30 milhões que vão desafogar muito o trânsito e permitir uma rapidez muito maior no deslocamento das pessoas. Inclusive, mediante a construção de um viaduto, que substitui o mais do que centenário pequeno viaduto que aqui existia e que pode ser tombado agora pelo patrimônio histórico do município”, afirmou o governador.

Um dos destaques do Corredor Sumaré – Campinas é o viaduto construído pela EMTU/SP sobre a linha férrea da ALL, que põe fim ao estrangulamento do tráfego de veículos na passagem atual. Construída em 1875, essa via possibilitava até hoje a passagem de apenas um veículo por vez, provocando congestionamento na ligação rodoviária entre os municípios.

A extensão total do sistema viário – incluso o viaduto – construído para viabilizar a passagem superior é de 570m. A largura da pista sobre o viaduto é de 9m. Foram construídos também dois passeios com largura de 1,5m cada. O custo do viaduto foi de R$ 3,6 milhões.

O Corredor Sumaré-Campinas tem como principal objetivo organizar o transporte público entre os municípios da RMC e propiciar aos usuários mais opções de transporte, com integração física nos terminais entre as linhas municipais e metropolitanas. O novo sistema acompanha o crescimento das cidades e permite a melhoria das condições ambientais, por conta da redistribuição das linhas e da operação da quantidade de ônibus adequada.

“No total do corredor, estamos gastando R$150 milhões para facilitar a integração desta região, que é a mais desenvolvida do Estado de São Paulo. Eu fiz aqui uma listagem das obras que concluímos e das que estão em andamento. Dá quase 60 obras. É, sem dúvida nenhuma, a região isoladamente que a gente mais investe no Estado de São Paulo”, finalizou Serra.

Obras em andamento

Até o final de 2009, a EMTU/SP realizará intervenções complementares em municípios da RMC. As obras incluem a construção de dois calçadões de acesso ao Terminal Metropolitano de Americana, que começou a operar em agosto de 2009. Um deles terá 120m de extensão, a partir do mercado municipal. O outro, com 200m de extensão, fará a ligação com o Terminal Urbano.

Na Praça Comendador Muller será construída uma baia com abrigos, exclusiva para os ônibus metropolitanos, que facilitará a integração com as linhas de ônibus municipais. A EMTU/SP também instalará o novo modelo de abrigos projetado pela empresa em 30 paradas das vias por onde circulam as linhas metropolitanas. Serão, ao todo, 60 módulos de abrigos.

Em Campinas, a EMTU/SP iniciou nova etapa das obras com a construção da terceira faixa, pavimentação, execução de Estações de Embarque na Av. Lix da Cunha, entre a Estação de Transferência Anhanguera e a Praça Cury Junior. Na altura da praça, também será construído um viaduto sobre a Rua Irmã Maria Terrier que propiciará acesso direto dos automóveis para o bairro IV Centenário.

Também foram iniciadas as obras de construção do túnel sob a avenida Lix da Cunha para a passagem de pedestres visando facilitar o acesso dos usuários ao Terminal Metropolitano Magalhães Teixeira a partir da Rua Marechal Deodoro, na região central de Campinas. A obra será concluída em dezembro de 2009.

Corredor Sumaré-Campinas

O Corredor Sumaré-Campinas se tornou realidade em setembro de 2008 com a inauguração das obras realizadas pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos e da EMTU/SP. O investimento do Governo do Estado neste projeto, de R$ 150 milhões, integra o Plano de Expansão do Transporte Metropolitano. O total do investimento, de R$ 20 bilhões, é o maior já destinado ao setor e inclui as três Regiões Metropolitanas do Estado – São Paulo, Campinas e Baixada Santista.

Na primeira etapa, foram construídos dois terminais metropolitanos (Campinas e Hortolândia), uma Estação de Transferência (Anhangüera), além da reforma de um terminal (Monte Mor) e melhorias no sistema viário que propiciarão viagens rápidas e seguras a cerca de 3,5 milhões de passageiros por mês. O trecho de 33 km de extensão liga os municípios de Campinas a Sumaré. Dez quilômetros são de faixas exclusivas para a operação de ônibus.

Linhas da EMTU/SP na região de Sumaré

• 650 – Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARÉ)/ CAMPINAS (NOVA APARECIDA)

• 653 – Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARÉ)/ CAMPINAS (UNICAMP)

• 654 – Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARÉ)/ CAMPINAS (SHOPPING IGUATEMI)

• 656 – Ouro Verde – SUMARÉ (NOVA VENEZA)/ HORTOLANDIA (JARDIM AMANDA)

• 665 – Ouro Verde – SUMARÉ (NOVA VENEZA)/ HORTOLANDIA (SANTA ESMERALDA)

• 668 – Ouro Verde – SUMARÉ (NOVA VENEZA)/ HORTOLANDIA (ROSOLEM)

• 669 – Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARE)/ HORTOLANDIA (JARDIM ADELAIDE)

• 670 – Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARE)/ HORTOLANDIA (JARDIM SAO BENTO)

• 671 – Ouro Verde – SUMARÉ (TERMINAL RODOVIARIO DE SUMARE)/ HORTOLANDIA (JARDIM NOVA BOA VISTA)

Da EMTU/SP