Seminário em SP debate fiscalização a lojas e proteção ao consumidor

Evento organizado pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado forneceu orientações para estabelecimentos comerciais

qua, 09/05/2018 - 13h32 | Do Portal do Governo

Promovido pelo Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (IPEM-SP), o seminário “A Metrologia Legal na área do comércio atacadista” contou com a participação de especialistas e apresentações sobre detalhes das características das fiscalizações da autarquia vinculada à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado.

O encontro ocorreu nesta terça-feira (8), na sede do IPEM-SP, na capital paulista. A abertura do evento, organizado em parceria com a Associação Brasileira dos Atacadistas de Autosserviço (ABAAS), foi realizada pelo superintendente do instituto, Guaracy Fontes Monteiro Filho.

“Espero que os participantes possam disseminar a informação dentro das empresas, evitando autuações, que são apenas a consequência. Nossa meta é a educação para o consumo. Portanto, o evento serve como mais uma ferramenta para que se avance e que o consumidor não seja prejudicado”, explica o superintendente-adjunto do IPEM-SP, Arlindo Afonso Alves.

“O seminário é muito importante e ultrapassa a questão geográfica, pois os IPEMs também trabalham para a relação comercial correta, além da proteção do consumidor. Acreditamos que grande parte da classe empresarial tem boa vontade e interesse em ser fiscalizada”, comenta o diretor-geral do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí e presidente do Fórum Nacional dos Órgãos Delegados do Inmetro, Maycon Danylo Araújo Monteiro.

Normas

Na avaliação do secretário-adjunto da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira, as discussões realizadas durante o evento são fundamentais para a sociedade. “A presença dos participantes do segmento e de autoridades de outros Estados demonstra o interesse do tema para empresas e cidadãos, ao orientar sobre as normas que devem ser seguidas, protegendo o consumidor e o empreendedor”, destaca.

A iniciativa teve a participação de diversos especialistas, além de gestores e representantes da ABAAS e de setores do IPEM-SP. No fim do seminário, os participantes esclareceram as dúvidas com a área técnica do instituto.

Além de uma autarquia paulista, vale lembrar que o IPEM-SP é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). A instituição possui uma equipe de fiscalização formada por especialistas e técnicos, que realiza em todo o Estado de São Paulo, diariamente, operações de fiscalizações rotineiras em balanças, bombas de combustíveis, medidores de pressão arterial, taxímetros, radares, capacetes de motociclistas, preservativos, cadeiras de carro para crianças, peças de roupa, cama, mesa e banho, botijões de gás, entre outros materiais.

O instituto também tem o papel de proteger o consumidor, de modo que o cliente leve para casa a quantidade exata de produto pela qual pagou. Quem desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para ouvidoria@ipem.sp.gov.br.