Segurança será tema no Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões

Capacidade de frenagem de veículos pesados e como isso influencia a segurança nas rodovias é um dos assuntos

qui, 16/08/2007 - 20h35 | Do Portal do Governo

Quando se discute segurança nas rodovias, fala-se sobre qualidade do pavimento, fiscalização dos motoristas e estado do veículo. Há, no entanto, diversos outros fatores que passam ao largo da discussão por serem muito técnicos. A capacidade de frenagem dos veículos pesados, por exemplo, tem relação direta com alguns acidentes que ocorrem com caminhões. Outra variável que influencia veículos de carga é a dinâmica veicular, principalmente no transporte de cargas líquidas que, numa manobra mais brusca ou numa curva muito acentuada pode causar o tombamento do caminhão.

Para ampliar o foco das discussões sobre segurança veicular, a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR trará a IFRTT – International Forum for Road Transport Technology para o 5º CBR&C 2007 – Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões, que será promovido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias – ABCR, com a participação da ITS Brasil – Associação de Sistemas Inteligentes de Transporte do Brasil, de 4 a 6 de outubro, no The Royal Palm Plaza, em Campinas (SP).

Membros da IFRTT dos EUA, Inglaterra, África do Sul e Suécia participarão de Sessões Plenárias e Debates. Esta é a primeira vez que o IFRTT participa do Congresso organizado pela ABCR.

No dia 4 de outubro, a Sessão Plenária 1 vai discutir a “Combinação de veículos e acoplamentos: características técnicas, dinâmica veicular e aspectos ligados à segurança”, com o palestrante Chris Winckler, cientista e pesquisador do Instituto de Pesquisa de Transportes da Universidade de Michigan (USA), onde trabalha desde 1970. O foco de seu trabalho é, principalmente, a dinâmica veicular e as condições de tombamento de veículos comerciais pesados. Winckler é chairman do Comitê da SAE (Sociedade de Engenheiros de Mobilidade) para Padrões de Dinâmica de Veículos desde 2002 e delegado dos Estados Unidos no sub-comitê da ISO para Dinâmica e Equilíbrio de Veículos desde 1993. Além disso, é um dos fundadores do IFRTT.

Em seguida, na Sessão Plenária 2, David Cebon, da Universidade de Cambridge (Inglaterra), fará a palestra “Interação entre o veículo e a superfície de rolamento: uso de pneus wide-single e o impacto no pavimento”. Cebon é professor de Engenharia Mecânica na Universidade de Cambridge e membro da Real Academia de Engenharia. É diretor do Consórcio de Dinâmica de Veículos de Cambridge e Líder do Grupo de Pesquisa de Transporte do Departamento de Engenharia da Universidade. É Chairman do Grupo de Trabalho de Especialistas sobre Informações de Tráfego em Rodovias da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. É, também, membro convidado do Comitê C1 sobre Características de Superfície Rodante, do Congresso Internacional de Rodovias (PIARC). Participa, ainda, do Grupo Editorial de duas publicações internacionais.

No último dia do evento, em 6 de outubro, Paul Nordengen, líder do Grupo de Pesquisa de Sistemas de Gerenciamento de Malha do Conselho para Pesquisa Industrial e Científica, em Pretória (África do Sul) participa como palestrante da Mesa Redonda 2, que vai discutir “Padrões para auto-regulação e desempenho de veículos: quais as lições aprendidas?”. Nordengen está profundamente envolvido com sistemas de gerenciamentos de pontes, sistemas de controle de sobrecarga em veículos de grande porte e auto-regulação em veículos de transporte pesado, além de ser vice-presidente da Associação de Rodovias da África do Sul e vice-presidente do IFRTT para paises em desenvolvimento.

Ainda no dia 6 de outubro, a Mesa Redonda 3 vai discutir “Capacidade de tração e frenagem de veículos pesados: tendências internacionais”, com a participação de Anders Lundström, chefe dos Estudos de Viabilidade e Definição de Veículos do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da Scania, em Södertälje (Suécia). Lundström tem uma sólida formação em mecânica e resistência dos materiais, é membro externo do corpo docente do Real Instituto de Tecnologia de Estocolmo, Presidente da Associação de Engenheiros Veiculares da Suécia e Secretário do Grupo de Trabalho de Veículos e Transportes da Associação Nórdica de Rodovias.

IFRTT

O objetivo da IFRTT, fundada em 1986, é apoiar e facilitar a troca de informações entre pesquisadores, empresas, órgãos de regulação e do governo e indústria do transporte, de forma a contribuir com discussões sobre tecnologia de transportes.

CBR&C e BRASVIAS

O CBR&C reunirá dirigentes e técnicos das concessionárias, representantes de órgãos públicos e de empresas de engenharia, fornecedores das concessionárias e representantes do setor em outros países, além de integrantes da comunidade acadêmica. Paralelo ao CBR&C, acontecerá a BRASVIAS 2007 – Exposição Internacional de Produtos para Rodovias, que mostrará o que há de mais avançado em produtos usados na construção, conservação e operação de rodovias. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas no site www.cbr-c.com.br.

LOCAL E DATA

O CBR&C 2007 e a BRASVIAS 2007 serão realizados em Campinas (SP), de 4 a 6 de outubro, no The Royal Palm Plaza Hotel Resort, que fica a 90 km de São Paulo. Considerado um dos melhores do Brasil, está situado no Estado com a maior rede rodoviária pavimentada e concedida do país. Para conhecer melhor o local do evento, visite o site www.theroyal.com.br.

Da Artesp

(I.P.)