Segundo Encontro de Metais, em Tatuí, confirma principais nomes

Inscrições devem ser feitas até 11 de outubro no site do Conservatório de Tatuí

sex, 21/09/2007 - 16h56 | Do Portal do Governo

O Conservatório de Tatuí, órgão mantido pela Secretaria de Estado da Cultura, confirmou nesta semana as principais atrações do 2º Encontro Internacional de Metais, que acontece no próximo mês de outubro. A diversidade será a marca do evento que no ano passado recebeu mais de 450 inscrições de diferentes partes do Brasil e América Latina. Neste ano, o evento recebe inscrições pelo site www.conservatoriodetatui.org.br até o dia 11 de outubro. O evento será realizado de 18 a 21 de outubro.

O 2º Encontro de Metais reunirá profissionais de cinco instrumentos diferentes. São solistas e professores consagrados no mundo todo que estarão, ao longo de quatro dias, num único local: Tatuí, a Capital da Música, localizada a 130km de São Paulo. Essa reunião de nomes consagrados é um diferencial que faz do evento uma “raridade” no país. “É bastante incomum reunirmos tantos instrumentistas ‘top’ num único evento. Tanto o grande público quanto os músicos inscritos irão aproveitar, e muito, esse encontro”, afirmou Marcelo Silva, o Bambam, um dos organizadores do evento.

O Encontro de Metais trará aulas, palestras e workshops sobre tuba, trompete, trompa, trombone e euphonium (bombardino). “Os instrumentos têm suas curiosidades. A tuba, por exemplo, chega a pesar 15 quilos. Já a trompa, mede seis metros de comprimento. O trompete era o instrumento utilizado para anunciar a chegada da cavalaria em guerras e o trombone parece-se com um elástico, devido às suas varas e capas”, disse Bambam.

Atrações

O evento será aberto no dia 18, às 20h30, com concerto da Big Band SamJazz, regida por Sérgio Gonçalves e com solo de “Jorginho do Trompete”, artista que virá de Porto Alegre.

Já no dia 19, entre 9h e 11h30, acontecerá masterclasses de trombone com Alex Tartaglia (Osesp) e Vitor Santos; tuba, com Rubens de Araújo Mattos (BSESP); trompete, com Jorginho (Porto Alegre); trompa, com Dante Yenkue (Osesp); euphonium, com Ezequiel de Oliveira (BSESP). No período da tarde haverá workshop com os maestros Antonio Carlos Neves Campos e Dario Sotelo, além de apresentação do Coral de Trombones da Faculdade de Música Mozarteum, regido por Gilberto Gianelli. Às 20h30, haverá concerto especial da Orquestra de Sopros Brasileira, com regência de Dario Sotelo e solos de Marcos dos Anjos (tuba) e Darcio Gianelli (trombone tenor).

No dia 20, acontecem novos workshops com Rafael Mendes (euphonium), Fernando Dissenha (trompete), Darcio Gianelli (trombone), Marcos dos Anjos (tuba), Phillip Doyle (trompa). Também estão confirmados recital às 16h30 com Paulo Malheiros & Reteté Big Band Jazz e concerto, às 20h30, Vitor Santos & Big Band “SamJazz”.

No dia 21, haverá nova bateria de masterclasses com Oséias Arantes (trompa), Clovis Beltrami e Trompetando (trompete). Uma apresentação especial, às 11h, trará as meninas do Sopra Mulheres, regida por Cibele Sabioni, e com repertório popular com solos de Marcelo “Bam Bam”, trombone; Cláudio Sampaio “Cambé”, trompete; e Paulo Malheiros, trombone. Ainda no dia 21 haverá recital de trompete e piano com Fernando Dissenha e, às 18h, concerto de encerramento com a Orquestra Sinfônica Paulista, regida por Adriano Machado e com solos de Phillip Doyle (trompa) e Donizete Fonseca (trombone).

Mais informações sobre o Encontro de Metais são obtidas no site www.conservatoriodetatui.org.br ou pelo telefone (15) 32514573.

Assessoria de Imprensa do Conservatório de Tatuí

(C.C.)