Secretário da Habitação recebe deputado Said Mourad

O deputado expôs projeto para assinatura de convênios com municípios do Vale do Paraíba e pôde conhecer o novo padrão de construção adotado pela CDHU

qua, 12/09/2007 - 9h47 | Do Portal do Governo

O secretário Estadual da Habitação e presidente da Companhia do Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Lair Krähenbühl, recebeu ontem, 11 de setembro, o deputado estadual Said Mourad. O objetivo do encontro foi discutir a possibilidade de assinatura de convênios com prefeituras do Vale do Paraíba pelo novo Programa de Parceria com Municípios.

Segundo Said Mourad, o novo programa da Companhia para moradias populares é mais dinâmico e permite maior autonomia para que os municípios decidam a modalidade de construção a ser utilizada, o que torna possível executar as obras com rapidez e reduzir custos. “Todo modelo deve ser repensado. Lair Krähenbühl investiu na renovação e elaborou um formato muito interessante, mais ágil e barato”, comentou.

O Programa de Parceria com Municípios foi lançado no final de agosto e apresenta um série de inovações. A infra-estrutura, por exemplo, que antes era responsabilidade dos municípios, será executada agora com recursos da Secretaria da Habitação. As prefeituras terão maior autonomia para decidir pela modalidade de construção mais adequada à sua condição e poderão optar pela administração direta ou pelo sistema de autoconstrução, no qual os futuros moradores executam as obras. Ou ainda, poderão adotar um sistema misto, pelo qual parte das obras são realizadas por empreitada e parte por autoconstrução. As moradias serão construídas com recursos da CDHU em terrenos doados pelos municípios.

Durante a reunião, o secretário apresentou também o novo padrão de construção adotado pela Companhia. Entre as melhorias, moradias com três dormitórios, laje e revestimento no piso, azulejos no banheiro e cozinha, muro divisório entre as casas e aquecimento solar da água do chuveiro. O deputado Said Mourad, que é engenheiro civil, aprovou as mudanças. “Eu acho que essas alterações vão trazer mais qualidade de vida aos moradores e com isso, diminuição de problemas de saúde e segurança. É muito importante investir em habitação”, afirmou.

Da Secretaria de Estado da Habitação

(S.M.)