Secretaria de Turismo do Estado capacita profissionais da área

Objetivo é fortalecer o setor em todo território paulista; atividades de qualificação contaram com 240 participantes

sex, 22/03/2019 - 12h14 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação
Objetivo é fortalecer o setor em todo território paulista; atividades de qualificação contaram com 240 participantes

O setor de turismo no Estado de São Paulo tem sido um dos protagonistas na movimentação econômica. Além das diversas opções de destinos voltados especialmente ao turismo, o Estado se fortaleceu, ainda mais, na área de negócios.

Só em 2019 estão previstas, aproximadamente, 2 mil feiras distribuídas por todas as regiões paulistas. Pensando nisso, a Secretaria de Turismo iniciou um processo de capacitação de 240 profissionais.

“As feiras são de vital importância na medida que aumentam e qualificam os fluxos de turismo. Apresentam-se como enormes oportunidades para os destinos”, explicou o secretário executivo de Turismo, Marcelo Costa.

“Queremos, com isso, reposicionar o turismo em São Paulo com mais conectividade no setor, investimentos em ação digital e a articulação com os atores da área em todo o Estado”, acrescenta.

Para a turismóloga da Coordenadoria de Turismo Ana Cristina Clemente, é preciso ficar atento a cada detalhe, especialmente no que diz respeito aos materiais levados às feiras. “É necessário a modernização com press kits, por exemplo, em dois idiomas. Sem esquecer que somente a propaganda institucional não é suficiente, pois os produtos turísticos precisam estar prontos para a comercialização”, acrescentou.

Experiências

Além de direcionamentos, os participantes puderam conhecer experiências bem-sucedidas da área. “Nosso foco é o relacionamento e, consequentemente, a geração de negócios”, disse Luciene Leite, diretora da WTM –Latin América. No começo de abril, São Paulo receberá um megaevento da WTM –Latin América nas dependências do Expo Center Norte.

E para dar ainda mais musculatura para o turismo em São Paulo, a Secretaria de Turismo é uma das participantes, com 200 metros quadrados para expor os destinos paulistas. “A feira acontece em São Paulo porque é o estado com melhor conexão de voo e presença de empresas importantes para o segmento”, afirmou Luciene.

Para o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert, fora o fácil acesso, é importante destacar a diversidade turística do Estado. “Aqui temos turismo para todos os gostos. Há destinos religioso, de compras, histórico, trilhas e náutico”, lembrou o coordenador de Turismo do Estado de São Paulo, Vanilson Fickert. “Sem falar na infraestrutura e nos 140 Municípios de Interesse Turístico, além das 70 estâncias turísticas”, finalizou.