Secretaria de Agricultura tem programação para as férias

Confira o roteiro com os locais que podem ser visitados para unir um programa descontraído com muita informação

dom, 16/07/2017 - 9h22 | Do Portal do Governo

Quer passear com as crianças e a família e ainda não tem uma ideia? A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo pode ser o seu destino. Se divertindo, as crianças podem aprender de forma lúdica sobre como a agropecuária está presentes no nosso cotidiano.

Confira o roteiro com os locais que podem ser visitados para unir um programa descontraído com muita informação, além de duas dicas de livros infantis para que as crianças possam aprender mais sobre a importância da alimentação saudável e o meio rural.

Stand Up Saudável – Mitos da Cozinha
De maneira divertida e descontraída, a ação traz dicas de alimentação saudável e desmitifica crenças populares em torno de alguns alimentos. A campanha será realizada nas mídias sociais “Alimentação Saudável” e “Saudável e Barato” no FacebookYoutubeTwitter e Instagram, gerenciadas pela Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro), da pasta.

Museu de Pesca
A Secretaria de Agricultura tem em Santos uma gigantesca atração para ensinar crianças, e também adultos, sobre a importância de se preservar a vida marinha e promover a educação ambiental.

No Museu do Instituto de Pesca, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), um esqueleto de baleia de 23 metros de comprimento, 193 ossos e pesando sete toneladas faz a festa dos visitantes ao mesmo tempo em que os conscientiza. A imaginação vai longe também com o tubarão preso por fios de nylon que se move conforme o visitante caminha pela sala.

O Museu fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 192 (próximo ao Aquário Municipal), na cidade de Santos. O funcionamento é de quarta a domingo, das 9h às 18h. Os ingressos custam R$ 5. Mais informações pelo telefone (13) 3261-5260 ou pelo e-mail museu@pesca.sp.gov.br.

Aquário do Instituto de Pesca
O Aquário é um espaço destinado ao desenvolvimento de atividades de transferência de conhecimento. Nos 30 aquários distribuídos dentro de um prédio histórico construído na década de 1930, os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre espécies de peixes de alto valor econômico para a aquicultura e a pesca continental, como o matrinxã, o pacu e a tilápia.

O Instituto fica localizado na Avenida Francisco Matarazzo, 455, Parque da Água Branca, em São Paulo. O funcionamento é de terça-feira a domingo, das 10h às 17h. Os ingresso custam R$ 3. Mais informações pelo telefone (11) 3871-7517.

Planeta Inseto
O Planeta Inseto do Instituto Biológico oferece a oportunidade para crianças e jovens verem de perto uma enorme variedade de insetos, sem perigo algum de serem picadas. O espaço abriga oito colmeias de abelhas, baratas praticando corrida, lagartas tecendo fio de seda, formigas trabalhando em um sistema organizado e insetos que se assemelham a gravetos.

A exposição Planeta Inseto disponibiliza ao público 25 atrações. De forma lúdica e interativa, o público recebe informações sobre o quanto os insetos estão presentes no cotidiano e sua importância para o ambiente, a produção de alimentos e a saúde humana.

O “Espaço da Entomologia Médica” mostra as características dos insetos, assim como intensifica ações para combater o vírus transmitido pelo Aedes aegypti, ensinando como eliminar seus criadouros, sejam os focos de água parada e limpa, no caso do Aedes, ou suja, para o pernilongo, assim como o barbeiro, outro inseto transmissor de doenças.

Monitores foram treinados para ensinar os visitantes, em sua grande maioria crianças e professores, a encontrar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti entre pneus, garrafas e uma caixa d’água destampada. Entrada gratuita.

O local fica na Rua Dante Pazzanese, 64, Vila Mariana, São Paulo. Funcionamento de terça a domingo, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (11) 2613-9500/9400 ou pelo e-mail planetainseto@biologico.sp.gov.br

Cafezal urbano
Na maior cidade da América Latina é possível visitar um cafezal em plena produção. O Instituto Biológico mantém um dos maiores cafezais urbanos no país, com 10 mil metros quadrados e 1.600 pés de café arábica das variedades Mundo Novo e Catuaí – materiais desenvolvidos pelo Instituto Agronômico (IAC), presentes em 90% do parque cafeeiro brasileiro.

Constantemente, o Biológico abre suas portas para a comunidade visitar o cafezal, chance para conhecer de perto a árvore que produz um dos mais consumidos grãos em todo o Brasil. Sombra fresca, história e diversão juntas em uma visita gratuita.

O Cafezal fica na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, 1.252, Vila Mariana, São Paulo. As visitas devem ser agendadas. Mais informações pelo telefone (11) 5087-1704

Simulador de chuva
Aprender na prática a importância de se preservar o solo e a vegetação é o objetivo do Simulador de Chuvas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Ele mostra os impactos ambientais causados pelo escoamento superficial da água, mostrando a importância da proteção dos solos, rios e vegetação.

O equipamento, que reproduz o ciclo da água da chuva, funciona no Centro de Negócios da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp), empresa da Secretaria, em Presidente Prudente. A entrada é gratuita e as visitas devem ser agendadas.

Endereço: Rodovia Raposo Tavares, km 564, Vila Nova Prudente, Presidente Prudente. Mais informações pelo telefone (18) 3222-2777.

“Brinque e aprenda”
Desenvolvido para crianças, este livro traz, de forma clara e divertida, informações sobre alimentação saudável e higiene no preparo de alimentos. Além de atividades didáticas, contém receitas nutritivas e de fácil preparo.

A iniciativa é do Centro de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Cesans) da Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios (Codeagro). Baixe o livro aqui.

“O Que o IAC Faz por Você”
O Instituto Agronômico (IAC) tem uma cartilha online que mostra de forma lúdica, com figuras e linguagem simples, como a agropecuária está presente no cotidiano das crianças.

Desde o café-da-manhã, passando pelas roupas que os pequenos vestem até o papel dos cadernos de estudos. Fala ainda sobre preservação da natureza e qualidade dos alimentos consumidos pelas crianças. Baixe a cartilha aqui.