Sebrae divulga edital para contratar projetos de incubadoras

Informações sobre o credenciamento e o edital estão no site do órgão

seg, 13/08/2007 - 20h48 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de ampliar e fortalecer o programa de incubadoras de empresas do Estado, o Sebrae-SP – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo – lança nesta segunda-feira, 13, a primeira chamada para o Edital de Seleção de Projetos de Incubadoras.

O edital abre a possibilidade para instituições, universidades, parques e institutos tecnológicos, associações comerciais, federações, prefeituras, entre outros, a encaminhar ao Sebrae-SP projetos de desenvolvimento de novas incubadoras de empresas ou de manutenção das atuais.

As instituições que tiverem suas propostas aceitas serão responsáveis pela aplicação dos recursos e gestão da incubadora, em parceria com o Sebrae-SP.

Os recursos destinados nessa primeira chamada serão de R$ 12 milhões, variáveis de acordo com o número de empresas e projetos apoiados. Os convênios firmados valerão de 1º de novembro deste ano a 31 de dezembro de 2008.

Segundo Paulo Arruda, diretor técnico do Sebrae-SP, “o edital representa uma democratização no processo, pois dá a todos os parceiros a oportunidade de apresentarem seus projetos e direciona corretamente os recursos às micro e pequenas empresas, que receberão os incentivos às capacitações, acesso à tecnologia, inovação e todos os demais benefícios das incubadoras”.

Para Marcelo Dini Oliveira, gerente da unidade de Inovação e Acesso à Tecnologia do Sebrae-SP, “a contratação via edital permite a padronização dos serviços e de aplicação dos recursos, proporcionando mais eficácia e qualidade nos resultados.”

Programa Incubadoras

O programa de incubadoras de empresas visa proporcionar um ambiente adequado para a criação de novos negócios. Os projetos empresarias selecionados para compor as incubadoras recebem apoio de infra-estrutura, gerencial, tecnológico e de acesso a mercados. Esses novos negócios têm, em média, dois anos para se converterem em uma empresa apta a atuar no mercado.

O apoio do Sebrae-SP às incubadoras de empresas começou em 1994. Hoje o programa apóia 79 incubadoras, com o total de 900 empresas incubadas, com geração de três mil postos de trabalho. O programa já proporcionou o ingresso no mercado de mais de 600 novas empresas.

Inscrições

O credenciamento poderá ser feito de 14 de agosto a 20 de setembro de 2007. Todas as informações relativas ao processo de credenciamento e edital estão disponíveis para download no site do Sebrae-SP (www.sebraesp.com.br).

Para a seleção dos projetos serão observados critérios obrigatórios e classificatórios, descritos no edital.

Do Sebrae