Saúde promove mutirão para diagnosticar Alzheimer em idosos

Evento terá serviços voltados ao atendimento da população idosa em parceria com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina

qua, 20/09/2017 - 16h58 | Do Portal do Governo

No Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença de Alzheimer, celebrado nesta quinta-feira (21), a Secretaria da Saúde vai promover um mutirão para o diagnóstico da doença. A iniciativa será realizada por meio do Ambulatório Multidisciplinar de Especialidades (AME) Idoso Sudeste e Ambulatório Médico de Especialidades (AME) Idoso Oeste.

As equipes realizarão rastreio cognitivo, mini-exame de estado mental, avaliações funcionais e consultas médicas com orientações para cem pacientes. O agendamento foi realizado previamente, pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), através da Central de Regulação de Oferta de Serviços (CROSS), no caso do AME Sudeste, e após triagem pela Geriatria, no AME Oeste.

O mutirão faz parte do Projeto Alzheimer 2017, que recebeu apoio da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e da Academia Brasileira de Neurologia.

Outras ações serão realizadas no mês de setembro para pacientes que já frequentam as duas unidades, como atendimentos em grupo com os pacientes e seus cuidadores, entrega de folheto explicativo, esclarecimento sobre o diagnóstico e a evolução da doença, as principais linhas de tratamento e o prognóstico, além de cuidados multiprofissionais.

Os encontros em grupo vão seguir até o próximo ano e a expectativa é, no mínimo, duplicar  o número de pessoas atendidas.

No Centro de Referência do Idoso (CRI) Norte, a data será lembrada por três atividades distintas: uma caminhada, a partir das 8h; oficina sobre prevenção de quedas, das 12h às 13h; e jogo interativo sobre mitos e verdades sobre demências, às 14h, no Salão de Eventos. A programação é aberta ao público. O endereço é rua Voluntário da Pátria, 4.301, Santana.