Saúde: Inscrições gratuitas para cirurgia de catarata na Estação Brás

Posto instalado no Espaço Cultural terá triagem para detectar sintomas da doença em usuários da CPTM com mais de 50 anos de idade

ter, 11/07/2017 - 10h05 | Do Portal do Governo

Os usuários da Estação Brás da CPTM com mais de 50 anos de idade que tenham dificuldades para enxergar poderão fazer uma pré-avaliação, até o dia 14 de agosto, durante o 18º Mutirão de Cirurgia da Catarata.

Dependendo do resultado da avaliação, os usuários poderão fazer uma pré-inscrição para o atendimento oftalmológico, cuja data e local serão informados posteriormente.

Organizado pelo Instituto São Paulo de Ação Voluntária, a ação contará com voluntários que prestarão esclarecimentos sobre a doença que provoca a perda da transparência do cristalino do olho.

O projeto de Mutirão de Cirurgia da Catarata é realizado pelo Instituto há 15 anos e nesse período já realizou mais de 25 mil cirurgias.

A doença
A catarata provoca o embaçamento do cristalino, uma parte do olho que funciona como uma lente que ajuda as imagens a se tornarem nítidas. Quando ele fica totalmente embaçado, provoca a cegueira. O processo de perda de visão pode demorar anos ou meses e atinge um ou os dois olhos.

O problema afeta mais de 46 milhões de pessoas e é considerado pela Organização Mundial de Saúde a maior causa de cegueira reversível do mundo. A catarata pode ser congênita ou adquirida e o único tratamento é por meio de intervenção cirúrgica.