Saúde forma 600 Jovens Acolhedores

Após capacitação, os universitários passam a orientar pacientes de unidades de saúde do Estado

qui, 13/09/2007 - 16h18 | Do Portal do Governo

O governador José Serra acompanhou a formatura de 600 integrantes do Programa Jovens Acolhedores nesta quinta-feira, 13. O programa, de iniciativa da Secretaria Estadual da Saúde, capacita universitários para fazer a orientação e o acolhimento de pacientes em unidades de saúde de todo o Estado.

“Os Jovens Acolhedores vão receber as pessoas, encaminhar, dar informação, vão melhorar muito o atendimento nas unidades de saúde”, afirmou o governador José Serra para uma platéia que lotou o Centro de Convenções Rebouças, na Capital. “Por outro lado, participar do programa também enriquece a experiência e a vida de cada um, esse tratamento, essa oportunidade de fazer o bem”, completou.

Ao ressaltar a importância do programa, Serra lembrou do tempo em que ocupava o cargo de Ministro da Saúde, durante a gestão do presidente Fernando Henrique Cardoso. Naquela época, ele encomendou diversas pesquisas para saber as condições da saúde no país e observou que o item mais destacado pela população como insatisfatório era a falta de humanização no atendimento.

O programa é uma parceria com as instituições de ensino e confere ao aluno uma bolsa de estudos no valor da mensalidade da faculdade durante 12 meses. A Secretaria paga R$ 350,00 e a instituição arca com o restante.

No trabalho, de quatro horas diárias, os estudantes têm a incumbência de atender de maneira cordial e orientar a população em 41 hospitais estaduais e ambulatórios da Grande São Paulo, litoral e interior. Nas 12 horas de capacitação, eles são treinados para amparar os doentes e seus acompanhantes baseados em noções de humanização, cidadania, acolhendo e orientando os pacientes.

“Quero dar os parabéns a todos vocês e desejar muito sucesso nesse tempo que vocês vão estar junto conosco na Secretaria prestando um trabalho de tanta relevância para vocês e para as pessoas que vocês vão cuidar e acolher”, disse o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

O reitor da Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, representando as instituições de ensino, elogiou a iniciativa do governo do Estado. “Parabenizo nosso governador, para que ele continue também insistindo que a melhor solução é a solução da educação e que nós precisamos continuar acreditando e investir em nossos jovens”.

Conforme levantamento feito pela Secretaria, 94,2% dos estudantes que já participaram do programa vêem como maior benefício a oportunidade de se manter na faculdade. Já 83,8% deles se dizem satisfeitos pelo fato de poder ajudar as pessoas e 87,3% acreditam que o enriquecimento pessoal com a experiência é um fatores positivos em fazer parte do programa.

Manoel Schlindwein

(I.P.)